2 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Intercâmbio com trabalho: como funciona?

Compartilhe essa notícia!

O intercâmbio com trabalho, como o próprio nome demonstra, se trata de um programa de intercâmbio onde o intercambista tem a possibilidade de trabalhar fora do país enquanto faz seu intercâmbio.

Por exemplo, um intercâmbio de inglês com trabalho nada mais é do que um intercâmbio para aprender inglês, em um destino que permita que o estudante trabalhe no período de duração do curso.

Quer saber como funciona um intercâmbio com trabalho e se esse tipo de intercâmbio é a melhor opção para você? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos!

Como funciona o intercâmbio com trabalho

A primeira grande dúvida que surge quando falamos em intercâmbio com trabalho é: como funciona esse tipo de intercâmbio? Então, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre essa modalidade de intercâmbio que vem ganhando muito destaque nos últimos anos.

O intercâmbio com trabalho funciona da seguinte forma: você escolhe um dos destinos que permitem que estudantes estrangeiros trabalhem no país durante a duração do intercâmbio.

Nessa etapa, você vai descobrir que mesmo os países que aceitam estudantes trabalharem no país, cada um possui sua própria legislação. Os EUA, por exemplo, só aceitam alunos universitários e que já tenham um nível intermediário de inglês.

Já a Irlanda só permite que intercambistas trabalhem durante o intercâmbio se estiverem matriculados em cursos de no mínimo 25 semanas.

Há também os programas de intercâmbio com trabalho onde o intercambista troca seu trabalho em troca de hospedagem e alimentação. Um dos programas de intercâmbio com trabalho desse tipo é o Au Pair, onde a intercambista fica em uma casa de família e realiza trabalhos domésticos, e tendo uma imersão cultural por até 24 meses. 

Qual a carga horária de trabalho em um intercâmbio com trabalho?

Agora você já sabe que precisa fazer cursos com uma duração mínima em semanas para conseguir trabalhar durante seu intercâmbio. Então, que tal saber qual a carga horária que você vai poder trabalhar enquanto estiver fora do país?

Em geral, a carga horária máxima para os intercambistas é de no máximo 20 horas semanais, ou seja, meio período. Isso porque, geralmente os cursos do intercâmbio também possuem carga horária de 20 horas semanais, ou seja, vai ser um intercâmbio com a agenda cheia.

E se você está se perguntando se pode fazer hora extra, a resposta é simples: é completamente ilegal, e se a imigração do país ficar sabendo, pode ser muito problemático.

Como conseguir emprego durante o intercâmbio?

Vale lembrar que, diferente dos casos onde você vai trabalhar como Au Pair, é preciso conseguir seu emprego no exterior durante seu intercâmbio. Ou seja, ao fazer um intercâmbio com duração de X semanas, você só garante a permissão de trabalho, não uma vaga.

Então, com seu visto em mãos, o ideal é já sair e começar a procurar emprego no seu país de destino antes mesmo de embarcar. Dessa forma, você já começa seu intercâmbio com um emprego garantido para curtir ainda mais sua estadia no exterior.

Para conseguir seu emprego durante o intercâmbio, o ideal é adquirir habilidades que possam ser úteis. Por exemplo, se você quer trabalhar como bartender, o ideal é ter habilidades que ajudem nesse trabalho.

Além disso, vai ser muito mais fácil conseguir um trabalho durante seu intercâmbio se você souber a língua local ou então o inglês, já que é o idioma mais falado ao redor do mundo. 

Então que tal já começar a se preparar para o seu intercâmbio com um curso de inglês online para iniciantes e já deixar seu inglês em dia?

Quais países aceitam intercâmbio com trabalho?

São vários os países que aceitam intercâmbio com trabalho. Alguns dos principais são: Austrália e Nova Zelândia, que permitem que o intercambista trabalhe legalmente no país durante intercâmbios de no mínimo 14 semanas.

A Irlanda é outro destino bastante conhecido, porém, só permite que os intercambistas trabalhem quando estão matriculados em cursos de no mínimo 25 semanas. No Canadá o processo é mais burocrático, pois é necessário fazer cursos específicos, como profissionalizantes ou acadêmicos, além de ser necessário um conhecimento em inglês mais avançado. 

Além disso, é preciso fazer cursos com duração mínima de seis meses para conseguir a permissão de trabalho.

Agora você já sabe como funciona o intercâmbio com trabalho, bem como alguns dos países onde é possível fazer isso. Então que tal começar a planejar seu intercâmbio agora mesmo?

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!