Inscrições para novas turmas do EJA seguem abertas

Seguem abertas as inscrições para a turma do segundo semestre de 2014 do EJA (Educação de Jovens e Adultos) em Santa Bárbara d’Oeste. As matrículas são efetuadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, ao longo do semestre e podem ser feitas em três diferentes pontos do município. As vagas são para curso de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental e as aulas serão realizadas em período noturno nos polos disponíveis.

 

Podem se inscrever pessoas a partir dos 15 anos que queiram voltar a estudar. O curso do EJA tem duração de dois anos, com cada período escolar equivalente a seis meses. Os alunos passam por um processo de alfabetização com professores da rede municipal de ensino. São disponibilizados pela Secretaria de Educação, de forma gratuita, transporte e todo o material de ensino.

 

O aluno da Emefei “Profª Antonia Dagmar de Almeida Rosolen”, Sidinei Máximo Leão, de 31 anos, voltou a estudar e fala sobre sua alegria e motivação. “Só aprender é o básico de tudo, estou reaprendendo a viver através da leitura. Sinto uma alegria e motivação muito grande, pois posso aprender e ensinar junto com meus colegas e professores, a dedicação de todos me faz sentir vontade de não parar mais”, disse. “Estou amando estar na escola, gosto muito dos meus colegas de classe e a professora está ensinando muito bem, faz duas semanas que estou no curso, sinto tanta alegria que fico contando as horas para o inicio da aula”, comentou Maria Cristina Ferreira Ramos, que estuda no Ciep Carmelina Pellegrino Cervone.

 

A coordenadora da EJA, Edna Marinho, ressaltou que as aulas na Educação de Jovens e Adultos não têm apenas o caráter acadêmico. “Retornar a sala de aula permite um resgate da autoestima, realização pessoal e inserção social, e tudo isso gera qualidade de vida, uma vez que são momentos de muita interação e consequentemente aprendizagem mutuo”, comentou Edna.

 

Município Livre de Analfabetismo.

 

Recentemente a Santa Bárbara d’Oeste recebeu o Selo de Município Livre de Analfabetismo, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O título, emitido a apenas 207 das 5,5 mil cidades brasileiras, é outorgado aos municípios que atingiram índice igual ou superior a 96% de alfabetização. De acordo com o MEC, a concessão do selo está prevista no Decreto 6.093, de 24 de abril de 2007, que prevê a universalização da alfabetização de jovens e adultos com 15 anos ou mais. No Estado, dos 645 municípios existentes, Santa Bárbara está entre os 39 que receberam o título.

 

Mais informações sobre as inscrições do EJA podem ser obtidas na Emefei “Maria Regina Barbosa Carpim” (Rua Portugal, 680, Jardim Europa – 3458-3382), Emefei “Antonia Dagmar” (Rua México, 220, Vila Sartori – 3454-4343) e Ciep “Carmelina Pellegrino Cervone” (Avenida Pedroso, 1732, Parque Zabani – 3473-5471).

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas