26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Inscrições abertas para Capoeira Socioeducativa na Estação Cultural da Fundação Romi

Compartilhe essa notícia!

Os encontros acontecem aos sábados, e tem início no dia 20 de fevereiro

No calendário das atividades anuais da Estação Cultural da Fundação Romi desde 2014, o projeto Capoeira Socioeducativa acontecerá mais uma vez, em 2021. Aberto para todas as idades, os encontros serão aos sábados, com duas turmas: a primeira das 11 às 12 horas e a segunda das 12 às 13 horas, com início agendado para dia  20 de fevereiro. Os interessados em participar do projeto devem comparecer pessoalmente à administração do espaço plural e multicultural para realizar inscrição, a partir de 11 de fevereiro de 2021. A atividade é gratuita.

Com aulas ministradas pelo contramestre Motta, da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro, o projeto Capoeira Socioeducativa visa desenvolver a socialização, a concentração, a atenção, a confiança e o respeito pelo outro, envolvendo a família e a sociedade de maneira geral, mostrando a contribuição da capoeira na formação de quem a pratica, e propagando a cultura da paz e da não violência.

A Capoeira Socioeducativa é tanto para iniciantes quanto para aqueles que já tenham vivência. Inseridos em um grupo diverso, em prol de um objetivo único e harmônico, os alunos sentem-se parte do todo. “Oferecemos uma atividade socioeducativa, com uma sintonia entre as oficinas e a aquisição de componentes morais e éticos, indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso de caráter cidadão”, explica o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “Valorizamos a cultura, arte e esporte, mantendo viva esta cultura popular”, finaliza.

Para o contramestre Motta oportunizar o acesso a Capoeira às crianças e adolescentes oferecendo uma atividade socioeducativa, complementar à escola regular, contribui para o melhoramento do rendimento escolar, frequência e bom desempenho, sustentando uma sintonia entre as oficinas de Capoeira e a aquisição de componentes morais e éticos, indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso de caráter cidadão. “Colabora muito com a população de Santa Bárbara d’Oeste, principalmente com aqueles que participam das oficinas e seus familiares, pois no exercício e prática da Capoeira é estimulada a disciplina, o respeito ao próximo e a boa conduta social”, afirma. “o contramestre.

Os participantes do projeto Capoeira Socioeducativa aprendem não apenas o gingado, a luta e o jogo, mas também, a tocar os instrumentos típicos e ecoar cantigas de história oral, além de componentes morais e éticos primordiais ao fortalecimento de vínculos familiares e a convivência social. A proposta traz à tona a cultura popular, de matriz africana, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade com seu ritmo, canto, dança e música. Os participantes do projeto Capoeira Socioeducativa, por meio das atividades, conscientizam-se acerca de suas responsabilidades, empenho e disciplina e, consequentemente, saúde e bem-estar.

Serviço – Apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Capoeira Socioeducativa acontece aos sábados, com duas turmas: a primeira das 11 às 12 horas e a segunda das 12 às 13 horas. As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Administração da Estação Cultural, a partir de 11 de fevereiro de 2021. A atividade é gratuita e acessível a pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência física, intelectual, visual e auditiva. O atendimento é de segunda a sexta das 08h às 17h e aos sábado das 08h às 12h . A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. Mais informações podem ser acessadas no site, através do link, www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!