19 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Iniciativa pioneira de organizações sociais cria hub para combater a pobreza

Compartilhe essa notícia!

Oito organizações sociais com décadas de experiência se uniram para desenvolver um espaço de disseminação e produção de conhecimento que contribua para a redução das desigualdades sociais, o Hub para Erradicação da Pobreza (HubEP), iniciativa multissetorial e 100% colaborativa lançada na última terça-feira, dia 30 de maio. A ideia é compor uma rede de colaboração e encontrar soluções que possibilitem uma mudança sistêmica no enfrentamento e combate à pobreza, mobilizando a sociedade civil e influenciando políticas públicas.

 

O movimento une as forças de Ação da Cidadania, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), Gastromotiva, Instituto Dara, Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Rede Asta, Sistema B e UNIperiferias, instituições que já impactaram, ao longo de suas trajetórias, mais de 42 milhões de pessoas e se aliaram para potencializar o alcance e o impacto de suas ações de enfrentamento à pobreza.

 

O objetivo do grupo é desenvolver, juntos, ações que colaborem para diminuir as desigualdades e, por isso, a iniciativa está aberta à participação de outras organizações sociais, buscando criar um espaço colaborativo, contínuo e sustentável”, esclarece Cindy Lessa, vice-presidente do Conselho de Administração do Instituto Dara.

 

A partir da plataforma digital hubep.org.br, será possível acessar, de forma gratuita, conteúdos, publicações, metodologias, histórias e experiências de diversas instituições. Presencialmente, também serão promovidas palestras e formações para compartilhar conhecimentos e experiências, em consonância com as premissas do HubEP.

 

De acordo com o geógrafo Jailson Souza, fundador da UNIperiferias, uma das organizações sociais que integram o HubEP, “é preciso promover o debate e reflexão acerca da relação intrínseca entre pobreza e direitos humanos para que seja possível ampliar a visão e pensar em propostas conjuntas de enfrentamento à pobreza.”

 

Somente no Brasil, mais de 60 milhões de pessoas vivem atualmente abaixo da linha da pobreza, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!