fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Infecção Urinária – Perguntas e respostas

Foto: Royalty-Free / Corbis

O sistema urinário é composto pelos rins, ureteres, a bexiga e a uretra e é o responsável pela filtragem e eliminação de substâncias nocivas do organismo.

A urina é filtrada pelos rins e segue pelos ureteres, sendo armazenada na bexiga. Para ser expelida, ela percorre os canais chamados uretras.

A cistite é um tipo de infecção urinária, causada por bactérias que na maioria das vezes entram pela uretra e atingem a bexiga. Infecções urinárias podem ocorrer em qualquer local do trato urinário e por isso é essencial que alguns cuidados sejam tomados. O Chefe do Serviço de Urologia do Grupo Hospitalar Conceição, o urologista Gelson Spironello ajudou o Blog da Saúde a responder algumas perguntas:

Mulheres têm mais infecções urinárias? Por qual motivo?
Homens e mulheres podem ter diferentes tipos de infecção urinária, em qualquer faixa etária, mas as mulheres têm uma tendência maior a contraí-las. Por motivos anatômicos, a uretra das mulheres tem um caminho mais curto. Então as bactérias rapidamente alcançam a bexiga, por isso são comuns casos de repetição, onde a infecção ocorre com frequência em algumas mulheres.

O que é a cistite e a prostatite?
A cistite é uma infecção urinária baixa, que ocorre quando as bactérias chegam rapidamente à bexiga. Geralmente é causada por uma bactéria, Escherichia Coli, mas outros microorganismos também podem causar em uma infecção urinária. Cistite dá em homens e mulheres, mas em homens é mais comum que ocorra a prostatite, que é outro tipo de infecção. A prostatite acontece em homens de qualquer idade é uma infecção da próstata que é provocada por bactérias também. Causa dificuldade para urinar e um desconforto, assim como a cistite.

O que é a pielonefrite?
É a infecção urinária que chega ao rim. Geralmente, tem um quadro clínico mais grave do que a cistite, com dores nas costas, febre alta, náuseas.

Ficar de bexiga cheia faz mal?
Pessoas que permanecem muito tempo trabalhando ou viajam muito podem esquecer de esvaziar a bexiga. O esvaziamento periódico é uma defesa do corpo, não é recomendado reter urina por períodos longos, isso predispõe a infecções.

Mulheres grávidas têm mais infecções urinárias?
As mulheres passam por diversas alterações no corpo quando engravidam. Tem alteração na pelve, alterações hormonais e imunológicas. Consequentemente, as grávidas tem mais predisposição a ter uma infecção do que uma mulher não grávida.

Quais outras grupos são mais suscetíveis a infecções?
Quando há uma patologia de base, há mais chances de ter infecções. Por exemplo, homens com problemas na bexiga ou dificuldade para urinar ficam mais propensos a ter infecções. Mulheres de qualquer idade que tenham imunidade baixa, disfunção ou incontinência urinária e outros fatores também estão mais suscetíveis a ter infecções urinárias.

O que é recomendado para evitar infecções urinárias?
Quando já ocorreu uma vez tem que tratar, para evitar as crises de repetição e recaídas do organismo. Algumas mudanças de hábito, como manter a higiene em dia, urinar com mais frequência, aumentar a ingestão de água e outros líquidos, cuidar da alimentação e consequentemente da imunidade são dicas essenciais para se prevenir de uma infecção urinária.

Fonte: Kathlen Amado / Blog da Saúde

Comentários

Dennis Moraes