Por Rafael Cervone e Nivaldo José da Silva
Em 18 de dezembro, a Diretoria Regional do Ciesp de Santa Bárbara d’Oeste completa 38 anos. São quase quatro décadas de atuação firme em defesa da indústria local, que tem sido decisiva para o desenvolvimento econômico do município, para a geração de empregos de qualidade e para a elevação da renda e da qualidade da vida de seus cerca de 185 mil habitantes.
A força do setor aparece de maneira muito concreta nos números do comércio exterior. Santa Bárbara d’Oeste exportou US$ 81,5 milhões entre janeiro e outubro de 2025, um avanço de 16,9% na comparação com igual período do ano anterior. Dentre outros produtos, são máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos produzidos no chão de fábrica barbarense que chegam aos destinos mais exigentes do planeta.
Os Estados Unidos, maior mercado global, respondem por 58% de tudo o que o município exporta, mostrando que o parque industrial local atende a padrões internacionais rigorosos de qualidade e desempenho. Porém, a presença externa não para aí, pois a indústria barbarense também alcança mercados da América do Sul, Europa, Ásia e outras regiões. A cidade, sob esse prisma, está muito mais conectada ao mundo do que muitas vezes se imagina.
Esse desempenho revela uma característica essencial da indústria: além de inovar, investir em tecnologia, formar mão de obra altamente qualificada e pagar os melhores salários, ela contribui diretamente para a entrada de divisas no País. É uma demonstração de que as fábricas locais são um ecossistema de desenvolvimento e projeção internacional de Santa Bárbara.
Se a indústria liga o município ao mundo, o Ciesp Regional tem sido o elo que conecta as empresas locais às ferramentas necessárias para se modernizarem, adotarem práticas de produção limpa, qualificarem equipes e expandirem fronteiras. Uma das frentes nesse processo é justamente a assessoria em comércio exterior, que orienta, desburocratiza e facilita a inserção competitiva das empresas no mercado global.
A Diretoria Regional coloca ao alcance dos associados todo o acervo de serviços do Ciesp, que se consolidou como um verdadeiro hub de soluções. Oferece geração de negócios e networking, por meio de iniciativas como o Espaço de Negócios; apoio técnico e institucional em temas econômicos, legislativos e de segurança; capacitação por cursos e treinamentos; acesso a crédito e seguros mais competitivos; certificação digital, certificado de origem e apoio à implementação de normas de qualidade como a ISO 9001; serviços de Junta Comercial e soluções em LGPD. Há, ainda, ampla rede de parcerias com benefícios em saúde, crédito, serviços para colaboradores e até suporte em vistos. Soma-se a isso a atuação de sua Câmara de Arbitragem, que oferece meios ágeis e eficazes de resolução de conflitos empresariais.
Tudo isso contribui para que Santa Bárbara d’Oeste seja cada vez mais reconhecida pela vitalidade de sua indústria. Por trás desse dinamismo existe uma estrutura que funciona e uma articulação entre empresas, poder público e o Ciesp. É um trabalho com foco em manter o setor competitivo e alinhado às melhores práticas do mercado.
Ao celebrar 38 anos, o Ciesp de Santa Bárbara reafirma sua vocação: fortalecer a indústria, promover desenvolvimento e garantir que o município siga conectado ao mundo. Afinal, onde há indústria forte, existe emprego, renda, inovação, conhecimento e futuro. E isso faz toda a diferença para a cidade e o Brasil.
Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Nivaldo José da Silva é o diretor-titular do Ciesp de Santa Bárbara d’Oeste.





VEJA TAMBÉM
Voto distrital misto: fortalecimento democrático, proximidade com o cidadão e maior legitimidade política
Super Final: BRB Stock Car define primeiro campeão da era SUV em Interlagos
Vereadores da base barram emenda substitutiva que destinava R$ 1 milhão para ambulâncias neonatais