17 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Indústria 4.0 integra equipamentos “invisíveis” ao sistema de produção

Compartilhe essa notícia!

Válvulas e sistemas de medição tecnológicos conversam com o restante da planta fabril para garantir qualidade e produtividade

A transformação digital segue forte no que podemos chamar de pós-pandemia, e no setor industrial não foi diferente. No contexto da automação, investir em Indústria 4.0 é muito mais do que inserir robôs em linhas de produção. Uma tecnologia menos visível são as válvulas e sistemas de medição e controle, presentes em todos os setores e que fazem os sistemas fluírem, com alto nível de precisão e controle.

“O principal hoje é oferecer soluções customizadas, de alta tecnologia, com equipamentos que possam ser integrados direto na linha de produção de plantas de todos os setores”, explica o gerente geral da divisão industrial da GEMÜ do Brasil. “Esse tipo de tecnologia inclui válvulas para todo tipo de fluido ou gás, que conversam com o restante da planta. Elas estão presentes em sistemas de limpeza de água, produção de diversos tipos de produto industrial, tintas, alimentação de sistemas de refrigeração e de lubrificação de máquinas, ou seja, em todo lugar.”

Entre os diferentes tipos de válvulas estão a borboleta, esfera, globo, diafragma, bloco multivias, entre outras, aptas a atender a diferentes setores. “Os produtos da GEMÜ são utilizados no setor mecânico de forma segura e há muitos anos no mundo todo”, conta o gerente.

Conexão total para fábricas via radiofrequência

O progresso tecnológico no setor mecânico e na indústria de processamento segue em direção a produções e processos de transformação. Hoje, as necessidades de automação, documentação e digitalização tornam-se cada vez mais fundamentais. E uma solução é o Sistema CONEXO, com o qual é possível identificar e extrair dados dos mais diferentes componentes da fábrica, o que auxilia ainda na coleta de dados de campo e na otimização de processos e intervalos de manutenção. 

Alguns exemplos de processos com sistemas de válvulas, de medição e controle são a indústria de formação de espuma para isopor, distribuição de lubrificantes de refrigeração e fluidos de corte, processos de limpeza e de dosagem, controle e regulagem na circulação de sistemas de refrigeração e de aquecimento.

 

Sobre a GEMÜ do Brasil – Com fábrica em São José dos Pinhais (PR) desde 1981, a GEMÜ do Brasil produz válvulas e outros equipamentos de alta tecnologia para diversos setores. Na divisão Industrial, fornece produtos para os setores de siderurgia, mineração, fertilizantes, bem como para integrar sistemas de geração de energia, entre outros. Na divisão PFB (Farmacêutica, Alimentícia e de Biotecnologia), é líder mundial em soluções para sistemas estéreis, que incluem a fabricação de vacinas, remédios e novas aplicações de envase de alimentos e bebidas.

Sobre o Grupo GEMÜ – O Grupo GEMÜ é um dos líderes mundiais na fabricação de válvulas, sistemas de medição e controle. Desde sua fundação em 1964, a empresa alemã com foco global se estabeleceu em importantes setores industriais, graças a seus produtos inovadores e soluções personalizadas para controle de processos. A GEMÜ é líder mundial no mercado de aplicações de válvulas estéreis nas indústrias farmacêutica e de biotecnologia. O Grupo GEMÜ emprega mais de 2 mil pessoas em todo o mundo, com plantas na Alemanha, Suíça, China, Brasil, França e EUA. A rede de distribuidores está presente em mais de 50 países nos cinco continentes. Veja mais no site.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!