Saiba como essa verdadeira mudança tecnológica dentro das empresas pode afetar diretamente a vida dos profissionais e confira mais sobre ela!
É muito comum que, ao falar acerca da Indústria 4.0, a realidade pareça muito distante. No entanto, essa verdadeira revolução tecnológica está mais perto do que é possível imaginar e pode beneficiar a maior parte dos profissionais. Por meio dela, também é possível tornar o turnover da empresa mais controlado e diminuir as demissões.
Além de tudo isso, muitos colaboradores acreditam que a automação possa fazer com que o número do desemprego cresça. No entanto, a realidade não é exatamente essa. Saiba tudo a respeito desse novo tipo de indústria e fique por dentro de todos os detalhes relevantes acerca dele. Aproveite e boa leitura!
O que é a Indústria 4.0?
A Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, teve o seu início no ano de 2010. A sua origem remonta a um projeto estratégico que envolve a alta tecnologia do governo alemão. Por meio dessa tecnologia, é possível trazer maior informatização da fabricação e manufatura de produtos.
Todas essas características acabam se relacionando com a personalização e a crescente necessidade de adaptação às novas tecnologias por parte da indústria.
Dessa forma, por meio da Quarta Revolução Industrial, a “fábrica inteligente” tem início, trazendo sistemas ciberfísicos que são capazes de monitorar processos físicos e criar cópias virtuais do mundo em que vivemos.
Qual é o seu diferencial?
Um dos principais diferenciais da Indústria 4.0 é a capacidade que os equipamentos têm de “pensar” por conta própria. Eles possuem uma maior autonomia, além de realizar as próprias ações com base em dados que já foram coletados. De certa forma, isso ajuda a otimizar a produção industrial e, consequentemente, entregar resultados rápidos.
De uma maneira geral, essa revolução tecnológica está diretamente ligada com uma transformação digital em meio à fabricação. Ela é capaz de atingir as áreas de robótica, computação cognitiva e processos de fabricação.
Assim, o seu principal objetivo está diretamente ligado à conexão de fábricas e produções mais autônomas, incluindo outras revoluções, como o surgimento do 5G.
Quais as tecnologias produzidas pela Indústria 4.0?
Na maior parte dos casos, as tecnologias que se envolvem diretamente com os processos da Indústria 4.0 estão relacionadas com a convergência e a aplicação de 11 tipos de ações tecnológicas que trazem resultados rápidos e incríveis para as empresas. Dentre elas, as mais importantes para a indústria são:
- Rastreabilidade;
- Realidade Aumentada;
- Dados em Nuvem.
Rastreabilidade
A rastreabilidade está diretamente relacionada com a capacidade de utilizar a tecnologia da informação com o intuito de fazer um acompanhamento dos movimentos de um produto. Isso quer dizer que a aplicação de dispositivos digitais para um gerenciamento de ciclo de vida é necessária para o sucesso da operação.
Realidade aumentada
A realidade aumentada, dentro da Indústria 4.0, pode ser utilizada para aplicativos comuns ou para fabricantes, dependendo da necessidade de sua aplicação. No entanto, é preciso que ela ofereça um grande valor em todas as suas execuções, sendo utilizada em combinação com tecnologias variadas para dar certo.
Dados em nuvem
Talvez este seja um dos mais práticos dentre todos os outros. Isso porque, por meio da nuvem, é possível armazenar uma maior quantidade de informações. A computação, neste caso em específico, ajudará os negócios das indústrias a se adaptarem, da melhor forma possível, à tecnologia em sua mutação extrema na atualidade.
Quais os objetivos da Indústria 4.0?
Os objetivos da Indústria 4.0 estão diretamente baseados em 4 pilares. São eles:
- Crescimento da receita;
- Produtividade;
- Investimento;
- Melhoria das condições de trabalho.
Crescimento da receita
A Indústria 4.0 tem como objetivo gerar um maior crescimento para a receita. Aproveitando-se da demanda dos fabricantes e dos equipamentos aprimorados para cumpri-las, as novas aplicações de dados poderão ser muito úteis para ampliar os lucros e, consequentemente, agilizar os processos.
Produtividade
A produtividade também está muito ligada à Quarta Revolução Industrial, principalmente porque ela reflete diretamente nos custos de conversão. Ao levar em consideração os custos dos materiais, os ganhos de produtividade poderão variar de 5% a 8% alcançados com maior efetividade graças à implementação de novas tecnologias facilitadoras.
Investimento
Por meio da adaptação de processos de produção com o intuito de incorporar à Indústria 4.0, será possível exigir que novos investimentos sejam feitos, levando em consideração uma margem de 500 bilhões de euros ao longo de 10 anos. Os benefícios virão a longo prazo, mas serão extremamente importantes para o crescimento industrial.
Melhoria das condições de trabalho
Diferente do que muitas pessoas pensam a respeito desse tipo de revolução, é possível observar um aumento de 6% na quantidade de empregos gerados graças à tecnologia. A demanda na área de engenharia mecânica terá uma grande elevação e outros profissionais serão realocados com a ajuda de cursos preparatórios.
Como essa indústria pode afetar o emprego de muitos profissionais?
Assim como mostrado anteriormente, um dos principais objetivos da Indústria 4.0 é trazer melhores condições para o trabalho na atualidade.
O mundo não pode parar, principalmente quando se trata de tecnologia e modernidade. Dessa maneira, ainda que os meios tecnológicos estejam muito presentes, ainda serão necessários colaboradores para operá-los.
É claro que algumas áreas começarão a ser mais valorizadas do que outras, como a Engenharia Mecânica já mencionada, mas, ainda assim, a quantidade de empregos gerados a longo prazo será bastante satisfatória tanto para aqueles que buscam um trabalho quanto para as empresas, que terão os processos otimizados.
Ao levar todos esses pontos em consideração, é necessário dizer que a imagem da inovação tecnológica precisa ser adaptada para a nossa realidade. Inovação não quer dizer menos empregos, mas sim novas oportunidades de se adaptar à tecnologia e, consequentemente, se manter sempre atualizado.
Agora que você já sabe como a Indústria 4.0 pode influenciar diretamente na vida dos profissionais, que tal começar a buscar mais automação para a sua empresa?
Aqui, quis fazer uma chamadinha, acho que cabia dentro desse artigo.