Indaiatuba: Primeira fábrica da SAERTEX® na América Latina inicia as operações no Estado de São Paulo

Componentes abastecerão indústrias eólica, naval e de transportes; Indaiatuba foi a cidade escolhida pela empresa, onde irá gerar 40  empregos diretos

 

A multinacional alemã SAERTEX® anunciou nesta quinta-feira, 13 de novembro, o início das operações em sua recém-instalada fábrica em Indaiatuba, a cerca de 100 km da capital paulista. A planta fabrica tecidos multiaxiais de fibra de vidro utilizados principalmente nos setores de energia eólica, automotivo, naval, transportes e infraestrutura.

 

O projeto, que recebeu investimento de R$ 10 milhões e que já emprega 20 pessoas até o momento, recebe apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos do Governo do Estado ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

“Ajudamos a empresa a encontrar o local mais adequado para o investimento, e a região de Campinas sempre foi prioridade para eles por conta da proximidade ao Porto de Santos e o aeroporto internacional de Viracopos. A SAERTEX®  vai ajudar a nacionalizar a cadeia de produção de diversas indústrias do Estado, gerando valor agregado a nossos produtos e movimentando a economia”, explica o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

 

A nova fábrica é a primeira da empresa na América Latina, e foi instalada em uma área total de 3 mil m², sendo 2,5 mil m² de área fabril. Segundo explicou o diretor da unidade, Arnaud Daniel Juchler, há um evidente crescimento do mercado de energia eólica e outros setores que a empresa quer atuar estão crescendo no Brasil, e isso foi o que mais motivou a decisão de investir no País. Além disso, a SAERTEX® já estabeleceu boas relações com clientes brasileiros, que até então importavam os produtos de outras plantas da empresa. Porém, a ideia é avançar na conquista de novos clientes e mercados.

 

“Temos como planejamento para a SAERTEX®  do Brasil, no ano de 2015, uma capacidade produtiva de 15 mil toneladas para atender as empresas dos segmentos eólico, transportes, náutico e infraestrutura”, afirma o CEO da SAERTEX® USA, LLC Dr. Christian Kissinger. O material profuzido pela SAERTEX Brasil consiste em tecidos que apresentam gramaturas e especificações desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada cliente e são utilizados nas pás de geradores de energia eólica, estruturas das asas de aviões, carcaças de ônibus, entre outros.

 

“A instalação da fábrica em Indaiatuba vai contribuir para o desenvolvimento do Estado, por meio do relacionamento com empresas locais e com a criação de empregos diretos e indiretos, estimulando a economia e gerando renda para região”, ressalta o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Baeta Neves Filho.

 

“Temos hoje uma infraestrutura impecável para receber grandes empreendimentos fabris, como no caso da Saertex, oferecemos incentivos fiscais e todo apoio logístico para implantação de novas indústrias, acrescentando estímulos ao desenvolvimento do município e por consequência do Estado de São Paulo”, disse o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira.

 

“A planta foi instalada em local estratégico, com acesso a uma malha ferroviária excelente e que facilita o escoamento das mercadorias. Isso sem falar na mão-de-obra local bem qualificada e o desenvolvimento urbano do município”, afirmou Juchler. Segundo o executivo a fábrica poderá ser expandida no futuro dependendo do crescimento do mercado. Ele explicou também que a prioridade da empresa será atender ao mercado nacional.

 

Sobre a SAERTEX®

A SAERTEX® foi criada em 1982 em Saerbeck, no nordeste da Alemanha com o objetivo de produzir tecidos multiaxiais e materiais de reforço para itens industriais. Hoje, a empresa possui uma variedade de produtos: tecidos multiaxiais, tecidos de molde fechado SAERcore, SAERfoam, tecidos auto-adesivos SAERfix, SAERtow, materiais compostos retardadores de fogo SAERTEX® ® LEO e para a reabilitação de tubulação SAERTEX® Liner.

 

A SAERTEX® tem sua sede operacional e administratriva na Alemanha e está presente em mais sete países: França, Portugal, Estados Unidos, China, Índia, África do Sul e agora Brasil. A empresa investe em tecnologia de processos otimizados e soluções customizadas para lançar produtos inovadores que atendam as necessidades de seus clientes, e se preocupa em proporcionar desenvolvimento pessoal e profissional a seus 1.000 colaboradores em todo o mundo.

 

Sobre a Investe São Paulo

A Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos.

 

A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos.

 

Estão ainda entre as atribuições da Investe SP prospectar novos negócios, recepcionar delegações estrangeiras, promover a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior como principal destino de empresas na América Latina e propor ao Governo do Estado políticas que contribuam para a melhoria da competitividade de São Paulo. Para mais informações, acesse www.investe.sp.gov.br.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas