19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Indaiatuba: Polícia Civil de Indaiatuba tira de circulação 361 quilos de entorpecentes: uma pessoa é presa

Compartilhe essa notícia!

Trabalho ocorreu após dias de investigações: levantamentos continuam em busca de outros envolvidos

 

O SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil de Indaiatuba localizou na terça-feira (9) 361 quilos de entorpecentes. Após dias de investigações a equipe do SIG em diligências pelo Jardim Europa interceptou uma Saveiro com o entorpecente e seu condutor. Todos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia para lavratura do flagrante. Os trabalhos do SIG continuam em busca de outros possíveis envolvidos no caso.

Para o secretário Municipal de Segurança Pública, Alexandre Guedes Pinto, esse é mais trabalho de sucesso do SIG da Polícia Civil de Indaiatuba. “Só temos que agradecer o empenho do SIG que não tem medido esforços no combate ao crime em nossa cidade e especial ao tráfico de drogas e com isso tem nos ajudado no Programa Viver, que foi criado pelo prefeito Reinaldo Nogueira justamente com o objetivo de afastar as pessoas das drogas”, comenta. “Lembrando que já foram diversas apreensões de entorpecentes feitas pelo SIG como as nove toneladas recentemente, além da prisão e a condução de inquéritos que culminaram com a condenação com pena máxima de gerentes do tráfico de Indaiatuba”, comenta. “Inclusive em alguns casos com o apoio da nossa Guarda Civil”, completa.

Lembrando que na última segunda-feira (8) a Secretaria de Segurança Pública agraciou com uma portaria de elogio o delegado Luis Fernando Dias de Oliveira e o investigador-chefe Glauco César Portas Verdu. “Esse é o reconhecimento da administração municipal e da população por tudo que a Polícia Civil tem feito no combate ao tráfico de drogas. Que essas portarias sejam extensivas a todos os integrantes da Polícia Civil de Indaiatuba”, relata o secretário de Segurança Pública.

PROGRAMA VIVER

Lembrando que o prefeito Reinaldo Nogueira lançou em março o Programa Viver. Que consiste em um trabalho multidisciplinar é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, que organiza as iniciativas existentes na comunidade. As ações deixam de ser isoladas. Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.

Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.

O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.

A Central de Risco já pode ser acionada pelo número 3875-6600. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

 

Foto: Divulgação

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!