24Horas RMC 

Indaiatuba implanta agendamento de consultas médicas online

 


Agenda digital visa facilitar a vida dos usuários da rede se saúde de Indaiatuba

 

A população de Indaiatuba já pode contar com a Agenda Digital para consultas pela internet em todas as Unidade de Saúde. O novo serviço foi disponibilidade este mês pela Secretaria de Saúde. Os pacientes do SUS, que precisam agendar consultas e alguns serviços de enfermagem como coleta de Papanicolau Nicolau (Citologia Oncótica), eletrocardiograma, controle de pressão arterial, diabetes), já podem acessar o recurso pela rede por meio de celular, tablet e computador. Inicialmente o paciente deve comparecer até a sua Unidade de Saúde de sua referência, fazer um cadastro rápido e recebe uma senha de acesso. Após esta ação, já consegue fazer seus agendamentos sem precisar ir até a UBS.

A assessora da Secretaria de Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, explicou que o serviço foi implatado primeiramente em três unidades menores e agora já está disponível em todas as UBSs. “Poucos convênios agendam consultas pela Internet, mas os pacientes SUS já contam com este recurso em Indaiatuba. Esta é uma parceria com o Depin (Departamento de Informática da Prefeitura) que com sua estrutura de fibra ótica, armazenamento da base de dados da saúde, desenvolvimento do programa que é acessado através do site da Prefeitura e que permite ao usuário o agendamento de consultas da sua casa por meio eletrônico”.

A ferramenta em breve permitirá ao paciente receber um alerta, que o avisará da data e horário da próxima consulta e visa diminuir a falta. Futuramente também permitirá ao paciente saber quando será a programação para retirada de medicamentos.

A assessora destacou que o Plano de Informática de Indaiatuba começou em 2009, e diante do cenário nacional é uma das poucas cidades do Brasil que continua cumprindo o Plano Diretor de Informática. “A equipe de informática da Prefeitura, como sempre, esteve presente e atuante e com muita vontade de inovar. Para implantar o sistema, a Saúde contou com dez profissionais do Depin, como equipes de analista de projetos, infraestrutura de redes, segurança da Informação, desenvolvimento, e de implantação.  Também com os especialistas de cada a área da Secretaria de Saúde, como diretorias de medicina, enfermagem, atenção básica”.

A coordenadora da UBS VII, Vanessa Alves, explicou que a unidade recebe de 240 a 300 pessoas por dia, para diversos serviços e informações. A equipe da recepção, questiona a pessoa e já entrega o aviso com as informações do cadastramento online e convida para fazer o cadastro, que é rápido e seguro. “Isso vai evitar que a pessoa perca horas de trabalho, ou outro compromisso para marcar consultas e exames”.

Vanessa também declarou que quando a pessoa tem dúvidas ou está com dificuldade, a sua equipe esclarece as dúvidas e faz a demonstração no site de como usar o sistema.

O site da Prefeitura também tem um vídeo explicativo que esclarece todas as dúvidas dos usuários. Um outro serviço que a Secretaria de Saúde disponibilizará para o paciente, é um aviso de todas as campanhas de saúde. http://www.indaiatuba.sp.gov.br/saude/aviso-agenda/

 

FOTOS: Deuzeni Ceppolini SCS/PMI

 

Comentários

Leia também...