Indaiatuba: Exposição do Museu Republicano “Convensão de Itu” recebe 400 pessoas em 15 dias


Recorde de público desde a reabertura do espaço, após o restauro

 

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba informa que mais de 400 pessoas já visitaram a exposição temporária do Museu Republicano “Convenção de Itu”, extensão do Museu Paulista da USP. “O contendo com imagens sobre os grupos escolares do Estado de São Paulo, exposta desde o dia 22 de julho no Museu Municipal Casarão Pau Preto, teve recorde de público desde a reabertura do espaço, após o restauro”, comemora o superintendente, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus. “Nossa expectativa é de que o número chegue próximo de 1000 visitas até o final do mês de agosto”, espera.

A Exposição

O Museu Republicano “Convenção de Itu” é uma instituição cientifica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil. Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

A exposição foi concebida pela equipe do Museu Republicano, a partir do acervo de fotografias pertencente à coleção Washington Luis, guardada no Museu Republicano “Convenção de Itu” da USP. Parte do rico material a ser exposto é composto por reproduções de fotografias de escolas públicas em várias localidades paulistas entre 1889 e 1930.

Juntamente com esta exposição temporária do Museu Republicano, a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba preparou a exposição “Retratos escolares – Um breve histórico da educação em Indaiatuba”, que apresenta a trajetória e a formação do ensino público escolar na cidade de Indaiatuba. As informações foram retiradas do acervo do Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho” e perpassa por diferentes momentos da história do ensino público entre as décadas 1850 e 1950.

SERVIÇOS

Museu Municipal Casarão Pau Preto

Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jardim Pau Preto – Indaiatuba – São Paulo

Horário de funcionamento de segunda a sexta das 9h às 17h.

Telefone: (19) 3875-8383

 

 

Comentários

Notícias relacionadas