Indaiatuba: Reinaldo Nogueira apresenta andamento das obras na barragem do rio Capivari-mirim

Barragem é considerada a maior obra de saneamento já feita em Indaiatuba

O prefeito Reinaldo Nogueira e o superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), engenheiro Nilson Gaspar, apresentaram a imprensa o andamento das obras da Barragem do Rio Capivari-Mirim. O presidente da Câmara, vereador Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha, também esteve visitando a obra.

As autoridades informaram que uma nova fase da obra está sendo iniciada: a elevação do maciço (parede) da barragem, que terá uma largura de 80 metros de saia, seis metros de topo, uma altura média de 14 metros e comprimento de 250 metros. A parede será erguida utilizando 180 mil m³ de terra compactada e deverá estar concluída em abril de 2015.

Até o momento foram realizadas as escavações, onde foram retirados 301 mil m³ de terra, o equivalente a aproximadamente 30 mil caminhões de terra, e está sendo construído o vertedouro (estrutura utilizada para escoar o excesso de água e regularizar a vazão), que deverá estar concluído até outubro deste ano.

A área total do empreendimento, considerando as Áreas de Proteção Permanente (APPs) é de 1,3 milhão de m², com espelho d´água de 2,5 km. “Quando concluída, essa barragem terá capacidade para armazenar praticamente 1 bilhão de litros e irá garantir o abastecimento da cidade mesmo em períodos de seca prolongada”, enfatiza Nilson Gaspar. “É a maior obra de saneamento da história da cidade, e irá beneficiar diretamente a população, garantindo o abastecimento de água em Indaiatuba”, finaliza o prefeito Reinaldo Nogueira.

 

 

Giuliano Miranda – SCS-PMI

Comentários

Notícias relacionadas