Um incêndio de grandes proporções atingiu neste domingo (21) uma área de mata ao lado do Jardim Firenze, em Santa Bárbara d’Oeste, e espalhou diversos focos de fogo pela cidade, trazendo caos aos moradores. A fumaça encobriu bairros inteiros e agravou a condição do ar, já prejudicada pelo tempo seco.
Vídeos enviados por leitores ao SB24Horas, entre eles o internauta Vlad Peixoto, mostram a força das chamas e a densa nuvem de fumaça que se espalhou rapidamente. Moradores relataram sensação de sufocamento e preocupação com a saúde, especialmente de crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Ver essa foto no Instagram
Na noite deste domingo, o prefeito Rafael Piovezan publicou um vídeo em suas redes sociais lamentando as ocorrências e ressaltando a dimensão da tragédia ambiental. Segundo ele, os incêndios atingiram uma área estimada em 2,5 milhões de metros quadrados entre a SP-306 e a Rodovia dos Bandeirantes. Considerando o entorno do Jardim Firenze até a Bandeirantes, a estimativa pode chegar a 4 a 5 milhões de metros quadrados queimados.
“É uma área gigantesca para combater o incêndio. Infelizmente tivemos situações muito tristes, como aconteceu no Residencial Bérgamo, onde as pessoas tiveram seus veículos queimados. Lamentamos e nos solidarizamos com todos que sofreram essas perdas materiais”, declarou o prefeito.
Ver essa foto no Instagram
As equipes da Defesa Civil, DAE (Departamento de Água e Esgoto), Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros trabalharam desde cedo no combate aos focos. A Prefeitura disponibilizou quatro caminhões para apoio e contou com reforço da Raízen, DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e Autoban.
Piovezan também destacou as perdas ambientais, classificando o cenário como “desolador”. “Fragmentos de mata, APPs, conexões ecológicas, fragmentos que foram todos perdidos. Vegetação que levou décadas para chegar nesse ponto, e os animais que viviam nessa área”, lamentou.
O prefeito afirmou ainda que já houve detenções recentes de pessoas flagradas colocando fogo em áreas de mata na cidade e que novas medidas serão discutidas nesta segunda-feira (22) em reunião com todo o secretariado.
“Vamos buscar imagens e investigar o que aconteceu para responsabilizar, porque sendo proposital ou não, de qualquer forma é um ato criminoso. Se necessário vamos endurecer a legislação e aplicar as multas previstas. Fechamos o domingo com esse cenário triste, mas vamos continuar trabalhando”, concluiu.
VEJA TAMBÉM
Morre ex-Primeira-Dama de Santa Bárbara d’Oeste, Magali Maluf Alves Corrêa, símbolo de acolhimento e dedicação social
Adote um Pet tem nova edição nesta quarta-feira no Tivoli com 3 pets disponíveis para adoção
Jornalista barbarense Dennis Moraes recebe Medalha MMDC em solenidade histórica em São Paulo