SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Inauguração de franquia social de cooperativa de reciclagem marca avanço na economia circular em Santa Bárbara d’Oeste

Foto: Divulgação

Compartilhe essa notícia!

Nesta quarta-feira (7), foi inaugurado o modelo de franquia social da Central de Triagem da cooperativa Recicoplast, localizada no Jardim dos Manacás, em Santa Bárbara d’Oeste. O evento, organizado pela Ambipar, empresa responsável pela estrutura e gestão da franquia, reuniu autoridades locais e representantes do setor ambiental.

Desde 2022, a nova estrutura da Recicoplast vem ampliando sua eficiência e capacidade de atuação na economia circular. Com capacidade para processar até 1.400 toneladas de recicláveis por ano, a unidade reduz significativamente o volume de resíduos enviados aos aterros sanitários, promovendo maior reaproveitamento de materiais e benefícios ambientais para o município.

O presidente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), Cláudio José Schooder, destacou os impactos sociais e econômicos da modernização. “Essa modernização do galpão da Recicoplast traz mais dignidade para os trabalhadores cooperados, mais reconhecimento, visibilidade e ainda vai aumentar a renda familiar de cada um”, afirmou.

Juliana Navea, diretora de operações da Ambipar, celebrou a inauguração como a realização de um sonho. “Esse projeto nasceu da indignação diante das condições precárias de trabalho em muitas centrais de triagem do Brasil. Aqui, mostramos que é possível fazer o básico bem feito, com estrutura, capacitação e dignidade”, declarou.

A diretora de relações institucionais da Ambipar, Maíra Pereira, reforçou o pioneirismo de Santa Bárbara d’Oeste. “O município é o primeiro do Brasil com duas unidades franqueadas no nosso modelo. Isso demonstra ousadia, compromisso e exemplo para o país.”

A iniciativa beneficia diretamente mais de 20 profissionais da reciclagem, promovendo trabalho e renda. Eva dos Santos, presidente da Recicoplast, enfatizou a importância da continuidade do projeto. “Quando esse avião decola, todos nós ganhamos. O município ganha, o meio ambiente ganha, e nós ganhamos renda.”

O evento contou com o descerramento de uma placa comemorativa e o plantio simbólico de uma muda de ipê na área da cooperativa. Empresas como Tetra Pak, Dow e CBA Alumínio também apoiam a franquia social.

Desde 2020, Santa Bárbara d’Oeste é referência na adoção do modelo de franquia social com a cooperativa Juntos Somos Fortes, pioneira no projeto da Ambipar. O município também abriga o Hub de Reciclagem no Parque dos Ipês, que apoia mais de 50 catadores autônomos mensalmente, promovendo a comercialização adequada de resíduos e prevenindo problemas sanitários.

A inauguração da franquia social da Recicoplast consolida Santa Bárbara d’Oeste como um exemplo nacional na gestão integrada de resíduos, unindo esforços do setor público, privado e das cooperativas em prol da sustentabilidade e da economia circular.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!