Nesta quarta-feira (7), foi inaugurado o modelo de franquia social da Central de Triagem da cooperativa Recicoplast, localizada no Jardim dos Manacás, em Santa Bárbara d’Oeste. O evento, organizado pela Ambipar, empresa responsável pela estrutura e gestão da franquia, reuniu autoridades locais e representantes do setor ambiental.
Desde 2022, a nova estrutura da Recicoplast vem ampliando sua eficiência e capacidade de atuação na economia circular. Com capacidade para processar até 1.400 toneladas de recicláveis por ano, a unidade reduz significativamente o volume de resíduos enviados aos aterros sanitários, promovendo maior reaproveitamento de materiais e benefícios ambientais para o município.
O presidente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), Cláudio José Schooder, destacou os impactos sociais e econômicos da modernização. “Essa modernização do galpão da Recicoplast traz mais dignidade para os trabalhadores cooperados, mais reconhecimento, visibilidade e ainda vai aumentar a renda familiar de cada um”, afirmou.
Juliana Navea, diretora de operações da Ambipar, celebrou a inauguração como a realização de um sonho. “Esse projeto nasceu da indignação diante das condições precárias de trabalho em muitas centrais de triagem do Brasil. Aqui, mostramos que é possível fazer o básico bem feito, com estrutura, capacitação e dignidade”, declarou.
A diretora de relações institucionais da Ambipar, Maíra Pereira, reforçou o pioneirismo de Santa Bárbara d’Oeste. “O município é o primeiro do Brasil com duas unidades franqueadas no nosso modelo. Isso demonstra ousadia, compromisso e exemplo para o país.”
A iniciativa beneficia diretamente mais de 20 profissionais da reciclagem, promovendo trabalho e renda. Eva dos Santos, presidente da Recicoplast, enfatizou a importância da continuidade do projeto. “Quando esse avião decola, todos nós ganhamos. O município ganha, o meio ambiente ganha, e nós ganhamos renda.”
O evento contou com o descerramento de uma placa comemorativa e o plantio simbólico de uma muda de ipê na área da cooperativa. Empresas como Tetra Pak, Dow e CBA Alumínio também apoiam a franquia social.
Desde 2020, Santa Bárbara d’Oeste é referência na adoção do modelo de franquia social com a cooperativa Juntos Somos Fortes, pioneira no projeto da Ambipar. O município também abriga o Hub de Reciclagem no Parque dos Ipês, que apoia mais de 50 catadores autônomos mensalmente, promovendo a comercialização adequada de resíduos e prevenindo problemas sanitários.
A inauguração da franquia social da Recicoplast consolida Santa Bárbara d’Oeste como um exemplo nacional na gestão integrada de resíduos, unindo esforços do setor público, privado e das cooperativas em prol da sustentabilidade e da economia circular.
VEJA TAMBÉM
7 de Setembro: Desfile Cívico de 2025 terá como tema “A Mulher no Cenário Cultural Brasileiro” em Santa Bárbara
Prefeitura de Santa Bárbara convoca 42 profissionais aprovados em concurso público
Serviços essenciais serão mantidos no feriado de Corpus Christi em Santa Bárbara