7 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Hyundai Mobis desenvolve tecnologia para estacionar carro com um toque

Compartilhe essa notícia!

O Mobis Parking Sistem 1.0P permite que o veículo “aprenda” a estacionar sozinho, com o motorista usando sensores ultrassônicos e câmeras SVM

 

 

  • Implementação do “Memory Parking Assist”, que aprende a rota de condução e realiza o estacionamento usando câmeras ultrassônicas e de monitor de visão surround.

 

  • A Hyundai Mobis adicionou um recurso de reconhecimento de linhas de estacionamento, que permite o estacionamento autônomo mesmo em uma vaga vazia sem veículos ao redor.

 

  • O objetivo é assumir a liderança no mercado ao integrar sensores no sistema de controle de estacionamento de última geração, fundamentais na era da direção autônoma e da eletrificação.

A Hyundai Mobis Coreia do Sul anunciou no mês de setembro, o Mobis Parking System (MPS) 1.0 Premium, uma edição aprimorada de desempenho do primeiro sistema de controle de estacionamento de última geração do mundo, desenvolvido pela empresa em 2021.

 

De acordo com avaliações do setor, a adição de novas tecnologias de controle de estacionamento e tecnologias de elementos centrais à tecnologia existente solidificou ainda mais a posição da Hyundai Mobis no setor de controle de estacionamento de alto desempenho.

 

Na função principal do sistema, o Memory Parking Assist, o motorista estaciona no modo de aprendizado de rota e o veículo memoriza o trajeto. Depois disso, basta o toque de um botão para permitir o estacionamento autônomo na vaga.

 

A essência dessa tecnologia de estacionamento é a fusão de sensores baseados em vídeo, mesclando sensores ultrassônicos e câmeras SVM (Surround View Monitor). Também foi aplicada uma tecnologia avançada que mede simultaneamente a localização do veículo e mapeia usando as informações obtidas. Ao implementar essas técnicas originárias da robótica, foi constatado que os recursos de assistência à direção permitem uma distância de armazenamento de até 100 metros.

 

Por meio da fusão de sensores baseada em vídeo, a Hyundai Mobis adicionou um recurso de reconhecimento de linhas de estacionamento, que permite o estacionamento autônomo mesmo em uma vaga vazia e sem veículos ao redor, reconhecendo as linhas de marcação do espaço no estacionamento. Essa tecnologia foi apresentada ao público pela primeira vez quando instalada no recém-lançado veículo elétrico da Kia, o SUV EV9, bem como no G90, GV60 e IONIQ 6.

 

Tendência e Mercado

 

A Hyundai Mobis planeja continuar sua pesquisa e desenvolvimento até o nível de estacionamento autônomo totalmente não tripulado (AVP: Auto Valet Parking). Além disso, a empresa continua revelando inovações de direção autônoma urbana, como a condução em “caranguejo” e demonstrações de curva zero, com o ‘e-Corner System’, concretizando seu plano para liderar o futuro mercado de mobilidade.

 

A empresa espera que essa tecnologia seja bem recebida em países como a Europa e a China, onde áreas de estacionamento designadas ou garagens particulares são relativamente comuns. Com a nova tecnologia, é possível estacionar remotamente no mesmo local com base no percurso de direção aprendido anteriormente. Neste momento, não há previsão para utilização desta tecnologia nos veículos produzidos em território nacional.

 

 

Sobre a Hyundai Mobis

Fundada em 1 de julho de 1977, a Hyundai Mobis é uma empresa do Grupo Hyundai, que fabrica peças automotivas com sede em Seul, Coreia do Sul. Ao oferecer produtos, tecnologias e serviços de alta qualidade, a Hyundai Mobis fortaleceu sua posição no setor de peças automotivas para se tornar o sexto maior fornecedor global de peças automotivas em 2023. Atualmente, a Hyundai Mobis conta com mais de 30.000 colaboradores, sendo que mais de dois terços desse total se encontram fora da Coreia, nas filiais ao redor do mundo. No Brasil, a Hyundai Mobis teve sua planta estabelecida no ano de 2012 no Parque Automotivo de Piracicaba (SP), iniciando suas atividades em setembro do mesmo ano. Com mais de 600 funcionários, a Hyundai Mobis possui três unidades operacionais e uma administrativa no País. Visite o site institucional e as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

 

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas

A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook (www.facebook.com/hyundaibr), Instagram (www.instagram.com/hyundaibr) e LinkedIn (www.linkedin.com/company/hyundai-motor-brasil/mycompany), e no YouTube (www.youtube.com/hyundaibr).

Sobre a Hyundai Motor Company

Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em worldwide.hyundai.com ou globalpr.hyundai.com.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!