Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Hospital Universitário inaugura Centro Cirúrgico Inteligente

Redação 23 de setembro de 2014 2 minutes read

O Hospital Universitário (HU) da USP acaba de ganhar um Centro Cirúrgico Inteligente para melhorar a atenção aos doentes e aprimorar a formação de novos cirurgiões. O investimento, de cerca de R$ 4 milhões, foi doado ao HU a partir de um projeto coordenado pelo médico Miguel Srougi, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). A cerimônia de inauguração do novo centro aconteceu na manhã desta segunda-feira, 22 de setembro.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Para Srougi, “essa modernização tecnológica em um hospital universitário tem um significado maior, já que remete ao setor acadêmico e universitário o papel perdido nos últimos anos, o de agente propulsor das inovações na área de assistência médica em saúde pública”.

Com as tecnologias avançadas instaladas será possível realizar procedimentos minimamente invasivos, integrando a assistência à saúde ao ensino. “Esse fato é um diferencial em relação aos hospitais universitários, integrando a incorporação tecnológica, o ensino e o SUS, além de permitir pesquisas na área de videocirurgia”, explica o cirurgião José Pinhata, diretor do Departamento Médico do HU.

“Essa melhoria é muito significativa para a instituição, que tem como missão o ensino, a assistência e a pesquisa. Com essas tecnologias os profissionais do HU terão melhores condições para a assistência e o ensino”, diz a superintendente do HU, professora Sandra Grisi.

Equipado com sistema de transmissão de imagem para locais remotos, permitindo o ensino da cirurgia à distância, equipamentos para cirurgias minimamente invasivas (laparoscopia, endoscopia), esse novo Centro Cirúrgico será utilizado pela equipe de cirurgiões para a realização de procedimentos videoassistidos em todas as áreas e especialidades da medicina.

O Centro também promoverá a inserção do ensino do hospital e, consequentemente, do atendimento ao paciente, ao que existe de mais moderno na cirurgia. Com essas tecnologias de ponta os residentes poderão treinar melhor e compreender os avanços dos últimos anos, informa o cirurgião Srougi.

Atualmente, o HU realiza em média 500 cirurgias mensais. Com o novo centro cirúrgico será possível ampliar mensalmente em cerca de 200 cirurgias de média e alta complexidade.

Foto: Divulgação

Agência USP de Notícias

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Obras de ampliação e reforma da Emefei “Iraídes” continuam
Next: CAMPINAS: Panela de pressão industrial explode, e merendeira fica ferida em creche
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente