O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, a Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José vão iniciar o processo de certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação). Ele chancela o cumprimento de padrões de qualidade assistencial, segurança na prestação de serviços de saúde, gestão integrada e excelência na administração.
Nos próximos dias 22 e 23, a empresa certificadora contratada fará as primeiras visitas de avaliação das rotinas e fluxos das três unidades, administradas pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.
A acreditação é um processo para o reconhecimento da qualidade e das boas práticas das organizações sociais de saúde (OSS), que são avaliadas conforme os padrões e requisitos definidos pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação. A análise é feita por instituições homologadas, as chamadas IACs (instituições acreditadoras).
Nesta semana, gerentes e coordenadores do HM, Unacon e UPA foram apresentados ao projeto. Recentemente, a mantenedora da organização conquistou a certificação ONA. “Essa certificação está sendo semeada desde 2023, envolveu várias reuniões e discussões sobre o tema até a conclusão de um planejamento para iniciarmos o processo. Será uma conquista que vai trazer melhorias para o serviço assistencial e, consequentemente, para a população de Americana e região que utiliza o SUS”, declara o diretor da SCMC em Americana, Luiz Augusto Bandeira.
“Obter a certificação dessas unidades representa o nosso compromisso com a qualidade assistencial que sempre fizemos questão de manter. A gestão compartilhada com a organização social vem sendo realizada de forma responsável e alinhada com todos os princípios do SUS, num processo que preza pela excelência e resolutividade na saúde pública local”, afirma o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.
O processo de certificação engloba as fases de elegibilidade (apresentação de documentos), diagnóstico da OSS, autoavaliação, a certificação propriamente dita, o período de manutenção (visitas obrigatórias à instituição certificada) e a recertificação e/ou conquista de um nível superior de acreditação quando ela está vigente.
Por Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTb 29.754)
Fotos: Divulgação
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