11 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

História como aprendizado: relembre dois momentos em que o mercado financeiro se enganou

Compartilhe essa notícia!

*Por Alexandre Milen, CEO da Harami Research 

 

Investidores, traders, profissionais certificados, aprendizes e até mesmo a própria sociedade estão suscetíveis às oscilações positivas ou negativas que afetam o mercado financeiro. A regra é que o setor siga alinhado com suas previsões, mas a verdade é que já se enganou em alguns momentos.  

Um dos maiores exemplos históricos dessa dinâmica é o crash de 1929. Na chamada Quinta-feira Negra, a bolsa de Nova York literalmente quebrou, chegando a perder 11% do seu valor em um dia. Até 1932, despencou 89%. Inclusive, esse foi o início da Grande Depressão, um dos mais longos e piores períodos de recessão dos Estados Unidos. 

O curioso sobre essa catástrofe é o fato de ter ocorrido em um período de bonança, já que o pós-guerra trouxe crescimento acelerado para a economia e aumento de produção e exportação, principalmente para países europeus, que estavam em crise. Era um cenário de alta de crédito nos bancos e muito incentivo do governo aos cidadãos para a compra de ações.  

Mas o mercado se enganou e, com a diminuição das exportações e da recuperação econômica europeia, a era de prosperidade foi chegando ao fim. Bancos e indústrias faliram e as pessoas desesperadamente começaram a vender suas ações. 

Em 2008, outra crise abalou globalmente as finanças. A famosa subprime começou em razão da especulação imobiliária nos Estados Unidos, uma bolha de supervalorização dos imóveis. Com os preços acima do valor de mercado, as pessoas não conseguiam arcar com os custos de financiamento, o que ampliou expressivamente a quantidade de calotes.  

O colapso se agravou ainda mais com a falência do Banco Lehman Brothers, alcançando diversas empresas que tiveram que fechar as portas. Com o governo intervindo para ajudar os empreendedores, o desemprego disparou no mundo todo e culminou em grandes dificuldades sociais pelo planeta. Em outubro daquele ano, o Dow Jones afundou 7,9%. 

Atualmente, o mundo passa mais uma vez por incertezas após fortes impactos gerados pela pandemia do coronavírus, que derrubou economias e famílias em todo o globo. A crise se distingue das passadas, mas não se sabe ainda a extensão dos danos econômicos, ou se já atingimos o fundo do poço. Apesar disso, tem-se discutido sobre como será a atividade econômica mundial depois da crise sanitária. 

A boa notícia é que a experiência histórica vem educando o mercado para se preparar e conseguir antever sinais de caos. Hoje, investidores têm mais informações, tornaram-se mais cautelosos e podem contar ainda com consultorias especializadas, com profissionais que conhecem esses gatilhos e sabem aplicar as lições aprendidas. 

 

Sobre a Harami Research 

A Harami Research é uma casa de análise de investimentos que busca facilitar a vida dos investidores. A empresa analisa e emite relatórios oficiais para os clientes, incluindo estratégias e investimentos que visam maior rentabilidade e qualidade com segurança e independência. Saiba mais em https://www.haramiresearch.com.br/

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!