SB24HORAS

Notícias na hora certa!

“Herança Viva”: Exposição celebra a ancestralidade negra em Santa Bárbara d’Oeste

Compartilhe essa notícia!

Através de fotos e música, artistas resgatam a história e a cultura afro-brasileira na cidade

 

A cidade de Santa Bárbara d’Oeste se prepara para receber uma exposição que celebra a rica história e a cultura afro-brasileira. A mostra “Herança Viva”, com abertura marcada para o dia 9 de novembro, às 17h30, no Museu da Imigração, reúne fotografias em preto e branco e coloridas do artista multimídia Ronnie Souza e a musicalidade da cantora lírica e popular Karla Mendes.

Através de 13 fotos, Souza resgata a diversidade e a representação étnica da comunidade negra local, explorando traços, cores e texturas que revelam a identidade e o imaginário de cada indivíduo. A exposição também homenageia figuras como benzedeiras e parteiras, guardiãs de um saber ancestral.

“A negritude é plural e a prova está na documentação fotográfica que apresento”, afirma Ronnie Souza. “Quero mostrar a complexidade da história negra em Santa Bárbara d’Oeste e a importância de preservar esse patrimônio cultural.”

Para complementar a experiência, Karla Mendes apresentará um pocket show com um repertório que celebra a diversidade cultural, com canções como “Canto das 3 Raças” de Clara Nunes e “Canto de Ossanha” de Baden Powell e Vinicius de Moraes. A cantora também interpretará a canção autoral “Bedú”, em parceria com Victor Tomassi.

Oficina de Fotografia Documental

Além da exposição, Ronnie Souza ministrará uma oficina de fotografia documental nos dias 14 e 15 de novembro, no Centro de Memória. A atividade é gratuita e destinada a quem deseja aprender as técnicas básicas da fotografia documental e como capturar a realidade de forma autêntica.

Serviço:

  • Exposição Herança Viva: Abertura dia 9 de novembro, às 17h30, no Museu da Imigração (Rua João Lino, 371 – Centro). Visitação gratuita de 9 a 22 de novembro.
  • Oficina de Fotografia Documental: Dias 14 e 15 de novembro, às 19h, no Centro de Memória (Rua João Lino, 362 – Centro). Inscrição gratuita.

Apoio:

A exposição “Herança Viva” é uma realização da Lei Paulo Gustavo, com o apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.

Fátima Franco – DOM Comunicação

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!