24Horas Esportes Limeira 

Guilherme Guido bate recorde sul-americano dos 50m costas no Troféu José Finkel

Nadador limeirense fez o índice da prova para o Mundial na China

O nadador limeirense Guilherme Guido, que defende o Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, quebrou o recorde sul-americano dos 50m costas em piscina curta neste domingo (26), terceiro dia de disputas do Troféu José Finkel – Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação. Ele marcou o tempo de 22s68 na final da prova. Nas eliminatórias, pela manhã, ele já havia batido a marca, ao completar a distância em 22s75. O recorde anterior (23s16), do venezuelano Albert Subirats, havia sido estabelecido no Mundial de Doha, em 2014.

Além do novo recorde, o resultado de Guilherme garantiu a ele o índice para disputar os 50m costas no Mundial de Piscina Curta, que vai ser realizado em Hangzhou, na China, entre 11 e 16 de dezembro. Os 22s68 que o atleta registrou são a 2ª melhor marca de todos os tempos na prova após a era dos trajes tecnológicos. Com esse tempo, o limeirense seria ouro em todos os Mundiais passados, excluindo o de Doha, quando o francês Florent Monadou estabeleceu o recorde mundial, com 22s22.

“Quando consegui encaixar meu nado na eliminatória, já fiquei na expectativa de melhorar o recorde sul-americano na final”, contou Guilherme. “Estou muito feliz com o resultado e com a vaga para o Mundial”. Ele ainda disputará, nesta segunda (27), os 100m costas no Troféu José Finkel, que segue até esta terça (28), no Pinheiros. Antes do Mundial, o nadador estará no Campeonato Sul-Americano Absoluto de Esportes Aquáticos, de 29 de outubro a 12 de novembro, nas cidades de Trujillo e Lima, no Peru.

Comentários

Leia também...