18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Guia para construir riqueza com fundos imobiliários

Compartilhe essa notícia!

FOTO: Pixabay

Investir o dinheiro ganho, é sempre uma questão para muitas pessoas, que não entendem e tem medo de fazer certos investimentos. Para aquelas pessoas que são mais conservadoras, os fundos imobiliários representam uma ótima opção, já que eles costumam ser bem mais seguros do que outros tipos de investimentos. O ramo de casas à venda em Americana está passando por uma crise atualmente, mas apesar disso ele continua representando um dos setores de investimentos mais procurados pelas pessoas. Talvez isso aconteça por ele representar uma maneira mais sólida de guardar o seu capital, fazendo com que seja uma opção menos arriscada.

Fundos imobiliários são fundos de investimentos fechados e que não tem possibilidade de resgate, mas os investidores podem negociar e vender as suas cotas. Elas normalmente são controladas, resgatadas e negociadas, por um administrador que possui o principal intuito de investir nos ativos imobiliários. Alguns exemplos desses ativos citados no texto, são: hospitais, imóveis em Americana residenciais, galpões logísticos, shoppings, títulos de dívida imobiliária, imóveis de varejo, sedes empresarias, dentre muitos outros exemplos. Como é possível perceber, as possibilidades são enormes e variadas, com você podendo escolher o que for melhor para o seu caso. Às vezes, é preciso se arriscar um pouco, mas sem risco dificilmente você encontrará o lucro.

Conheça o empreendimento antes

Obviamente que não é uma tarefa simples nem fácil, afinal, são muitas opções de imóveis variados que você deve ter relacionado, mas fazer isso é uma garantia de que você não será enganado. Apesar de ser um mercado bastante difundido e seguro, é notório que muitas pessoas de má fé circulam por ele. Por isso, é preciso pesquisar o máximo possível sobre os imóveis, tentem analisar o endereço deles no Google e analise as informações que conseguir achar. É preciso ter muita responsabilidade e bom senso, na hora de escolher os fundos que você irá investir, do contrário a pessoa pode se dar muito mal.

Caso seja possível, se você morar perto dos imóveis ou se tiver tempo e condições financeiras para viajar, tente ao máximo conhecê-los pessoalmente. Isso será uma grande vantagem sua com relação ao seu aprendizado do mercado, além de significar um nível de segurança muito maior. Enfim, você estará vendo com os seus próprios olhos em quais condições está o imóvel. Provavelmente, se você tiver uma semana para se dedicar a visitar os ativos, nas principais ruas e avenidas de São Paulo e Rio de Janeiro, você conseguirá ver uma boa parte dos imóveis presentes nos Fundos Imobiliários aqui do Brasil.

Realmente, essa aparência concreta dos fundos imobiliários é uma das coisas que mais fascinam as pessoas, pois elas se sentem mais seguras ao saber que determinado ativo existe na vida real. Conhecer os itens em que você está investindo o seu dinheiro, tocá-los, senti-los e a avaliá-los, com certeza faz com que se tenha a impressão de estar fazendo a escolha certa. Porém, como todos os investimentos, os fundos imobiliários também possuem riscos. É muito importante saber identificá-los e analisá-los com atenção, sempre fazendo o possível para fazer escolhas racionais.

O que se deve saber antes de investir nesse tipo de fundo?

É preciso saber de algumas coisas antes que se decida a investir em fundos imobiliários, para assim você tomar a decisão sabendo de tudo. Primeiro, uma carta de investimentos bastante variada e bem estruturada, pode dar acesso a centenas de imóveis e muitos inquilinos, ampliando muito os seus rendimentos. Por isso, escolher os seus ativos é sempre uma decisão muito importante. A segunda coisa, é que todo investidor que busca começar a investir de maneira correta, segura e consciente, possui mais segurança e expertise para dar prosseguimento aos seus investimentos.

A terceira coisa e uma das mais importantes, é que esse tipo de investimento é um dos mais democráticos que existem. A partir de 2 reais você já consegue começar a investir, sendo que a indústria no mercado de capitais é sempre muito brutal. Os fundos imobiliários representam uma ótima oportunidade, para aqueles que possuem pouco capital. No mais, observe como tudo o que foi falado pode ser conquistado buscando conhecimento, essa é a prova de que você precisa construir uma base de inteligência sólida para ser um bom investidor.

Não desistir na primeira dificuldade

É preciso entender que você não vai virar um especialista em investimentos da noite para o dia, é preciso calma para entender os problemas, aceitá-los e aprender com eles. A estrada é longa para o aprendizado, por isso precisamos sempre dedicar uma parte do nosso dia para isso. Foque especialmente em materiais especializados em investimentos imobiliários, além de conteúdos que foram produzidos focando nos fundos imobiliários.

No começo, todas essas informações lhe parecerão muito confusas, mas com o tempo todo esse conhecimento fará parte de você. Com o decorrer dos meses, você começará a entender como o mercado funciona, quais são as melhores escolhas a se fazer em determinadas situações, quais os prós e quais os contras. Assim, você passará a fazer parte desse mundo, com todas as suas nuances e possibilidades.

Planejamento e controle

Não basta apenas ganhar dinheiro com fundos imobiliários, é preciso saber administrá-lo e reinvesti-lo. Aprenda a fazer uma lista dos seus ganhos e planejar uma forma de aplicá-los de forma consciente e segura. Investir em mais ativos de fundos imobiliários pode ser até uma opção, caso não se queira arriscar. As pessoas ricas sabem como fazer o dinheiro delas renderem, porque sem isso qualquer fortuna pode ser severamente ameaçada. Para gastar dinheiro é precisa ganhar também, nunca se esqueça disso.

 

Para você que curtiu nosso artigo sobre como construir uma riqueza com fundos imobiliários, fica aqui o convite para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender!

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!