7 de outubro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Guia lançado na Esalq traz orientações sobre como proceder em interações com a fauna silvestre

2023.03.06 - Lançamento do livro Coexistencia com a fauna no campus USP Luiz de Queiroz. Local: Biblioteca da Esalq. Crédito: Denise Guimarães/ Esalq USP.

Compartilhe essa notícia!

“Coexistência com a fauna no Campus USP “Luiz de Queiroz” é o título da publicação que está disponível gratuitamente nos formatos digital e impresso

Na última segunda-feira, 6/3, foi lançado o guia “Coexistência com a fauna no Campus USP “Luiz de Queiroz”. A cerimônia ocorreu na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), com a presença de gestores do campus, autores e membros da comunidade.

A publicação, que conta com edição impressa e digital, conceitua na abertura o termo coexistência como condição em que as partes envolvidas – pessoas e fauna – possam existir juntas de forma sustentável. O conteúdo traz ainda uma série de interações humano-fauna e como proceder nestes casos, informações de onde procurar ajuda em casos de encontro com animais silvestres e exemplos de gestão desenvolvidos no campus. De fácil leitura, foi desenvolvido em uma linguagem didática e com projeto gráfico atrativo, apresentando ao final uma listagem ilustrada dos “Top 20” do campus, com os principais animais encontrados no campus da USP em Piracicaba, entre eles a capivara, o sagui, a onça-parda, o cachorro-do-mato, o gamba, o teiú e uma variedade de aves como a seriema, o carcará, a coruja-buraqueira e o pato.

A diretora da Esalq, professora Thais Vieira, falou da importância das modificações no cenário do campus e da importância da publicação. “O campus foi se modificando ao longo dos anos, muitas áreas foram recuperadas e com a pandemia esse ambiente de fauna acabou apresentando condições adequadas para a vida silvestre. Por isso esse guia traz orientações para todos de forma acessível”, frisou a diretora, destacando que a publicação será distribuída a todos os diretores de unidades da USP.

O prefeito do campus, professor Luciano Mendes, reiterou o apoio ao projeto por parte dos gestores do campus. “É um projeto que merece o apoio dos dirigentes e vem atender o desafio de estabelecer políticas públicas de coexistência. Precisamos estar abertos a essa discussão afim de encontrarmos ações estratégicas de manutenção e conservação da fauna e prevenção de danos a partir das interações com os humanos”.

Patrícia Iglecias Lemos, superintendente de Gestão Ambiental da USP, lembrou ter acompanhado o projeto desde o início. “Acompanho esse trabalho que é um orgulho para a USP e traz contribuições sobre a coexistência e reflexos dentro e fora da USP. É uma obra referência que precisa ser levada ao setor público e privado”.

Os autores encerraram a sessão de pronunciamentos e a professora Katia Ferraz lembrou que a publicação nasce de um sonho pessoal e institucional. “Essa ideia surgiu a partir da percepção da necessidade de orientar as pessoas sobre o que fazer e o que não fazer ao nos encontrarmos com animais silvestres. Por isso procuramos com o guia preencher a ausência de informações úteis, de forma acessível ao cidadão e ao tomar de decisões”.

A coexistência norteia o projeto editorial do guia. Silvio Marchini explicou a razão desta escolha. “O campus Luiz de Queiroz, cenário da nossa publicação, reúne aquilo que encontramos nas nossas cidades, com vias asfaltadas, edificações, parques, lagos, trânsito de veículos e pessoas, enfim, um ambiente onde a coexistência deve ser gerenciada com menos impacto para as pessoas e para a fauna”.

Além da publicação impressa e do indicativo da publicação digital, a cerimônia marcou ainda a entrega de outros dois produtos oriundos do projeto. Um guia de bolso com informações básicas sobre o que fazer e o que não fazer ao encontrar animais como gambá, onça-parda, javaporco, lobo-guará, jiboia, sagui, teiú, capivara, ouriço-cacheiro, maritaca e quati e morcegos. E um folder específico sobre a coexistência com a onça-parda, animal que tem registrado aparições cada vez mais frequentes no ambiente urbano.

A capa do guia foi ilustrada pelo desenhista piracicabano Eduardo Grosso. Durante a cerimônia de lançamento, o ilustrador presenteou os presentes com caricaturas do público

A versão digital do “Coexistência com a fauna no Campus USP “Luiz de Queiroz” pode ser acessada na integra em http://e.usp.br/nbj

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!