16 de junho de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Guia do investidor iniciante: por onde começar a investir?

Compartilhe essa notícia!

Conheça as melhores opções de investimentos para iniciantes, garantindo segurança e rentabilidade a longo prazo

Começar a investir é dar um grande passo rumo a uma vida financeiramente mais estável e segura. Contudo, devido às várias modalidades de investimentos disponíveis, muitas pessoas podem se sentir confusas e desorientadas, sem saber por onde começar. Para superar esse medo, é necessário apenas entender o básico sobre o assunto e organizar sua vida financeira, a fim de garantir que seja possível continuar investindo.

A primeira coisa que todos precisam entender é que não é necessário ter muito dinheiro para começar a investir. Existem investimentos para todos os públicos e pessoas com vários tipos de renda, então dar os primeiros passos dentro de uma modalidade compatível com seu perfil é indispensável para garantir um início próspero. O segredo é investir aos poucos e manter uma certa regularidade.

Existem diversos perfis de investidores, e, para uma pessoa que está começando agora, é sempre prudente começar pelas modalidades direcionadas a um público mais conservador. Isso significa que são investimentos mais seguros, que não trazem tanta rentabilidade como outros, mas que ainda não colocam o dinheiro aplicado em risco. Os investimentos mais lucrativos também são os mais arriscados, com probabilidades consideráveis de perder dinheiro.

No geral, o mercado de investimentos se divide entre renda fixa e renda variável. As aplicações de renda fixa são as mais seguras, pois já proporcionam um panorama completo sobre quanto determinada quantia vai gerar dentro de um período específico. Esse é o caso de modalidades como Tesouro Direto, CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), etc.

Esses são alguns exemplos de investimentos totalmente seguros, já que a aplicação está sendo feita apenas em instituições financeiras ou no próprio Estado, como é o caso do Tesouro Direto. Sendo assim, é praticamente impossível que o outro lado vá à falência, então o dinheiro investido está assegurado e o lucro é garantido – ainda que em margens menores.

Outro tipo de renda fixa bem popular é a previdência privada. Muitos podem não saber o que é fundo de previdência, mas trata-se de um tipo de investimento bastante simples: o investidor está garantindo uma poupança para o seu futuro. Para não depender exclusivamente da aposentadoria do governo, as pessoas podem optar por pagar esse fundo mensalmente e acumular dinheiro para passar a terceira idade com mais tranquilidade.

No caso da previdência, podem existir taxas de rentabilidade que ajudam o dinheiro a render com o passar do tempo, então é importante mantê-lo guardado e não fazer resgates precoces. Com planejamento e paciência, todos podem se tornar investidores de sucesso. 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!