26 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Guayusa: conheça o chá da Amazônia que contribui para a regeneração do corpo, mente e natureza

Compartilhe essa notícia!

Os chás são bebidas milenares, consumidas em diversos cantos do mundo, tanto por sua capacidade de aquecer o corpo e confortar a alma quanto pelos seus inúmeros benefícios à saúde. Dentre a vasta diversidade, destaca-se a infusão escolhida pelos xamãs para começar o dia: o chá de Guayusa.

A Guayusa é uma folha oriunda da Amazônia Equatorial, colhida de forma sustentável por povos indígenas que, por gerações, desfrutam dos benefícios energizantes deste líquido. A infusão das folhas de Guayusa resulta em uma bebida com aroma agradável e sabor suave, levemente adocicado e terroso. Sua característica única é que, ao ser comparado ao chá verde, apresenta um gosto menos tânico e, quando colocado lado a lado com a erva-mate, é mais delicado, sem qualquer vestígio de amargor. Outra vantagem sobre o chá verde, já que o potencial antioxidante de ambos é equivalente, é que ele não causa desconforto gástrico em pessoas com sensibilidade estomacal, mesmo quando bebido em jejum.

Assim como o chá verde e a própria erva mate, o Guayusa tem bom teor de cafeína. Contudo, por conta de sua rica composição fenólica, a cafeína presente nas folhas de Guayusa é liberada de forma lenta e gradual, sem causar agitação ou picos de energia seguidos de prostração. Ao contrário, produz energia estável e equilibrada.

O ritual de consumo deste chá vai além do paladar. Antes do nascer do sol, indígenas amazônicos se reúnem para beber a infusão da folha de Guayusa e compartilhar interpretações de sonhos, preparando-se espiritualmente para um novo dia.

O chá de Guayusa é uma fonte natural de diversos componentes benéficos para a saúde, tais como:

  • Cafeína: estimula o sistema nervoso central, proporcionando uma sensação de alerta e diminuindo a sensação de fadiga.
  • L-teanina: aminoácido que promove relaxamento e concentração, melhorando a cognição e o humor.
  • Teobromina: estimulante suave que aumenta a sensação de bem-estar.
  • Ácidos clorogênicos: antioxidantes que combatem os radicais livres e atuam na longevidade das células, reduzindo o risco de várias doenças crônicas.
  • Aminoácidos: fundamentais para a construção e reparo dos tecidos do corpo.

Sustentabilidade e ética

A Viva Regenera, ao difundir esse chá para o Brasil, não apenas apresenta uma nova opção de bebida energética saudável, mas também uma proposta sustentável. Seu compromisso com a natureza se reflete tanto nas embalagens biodegradáveis como em todas as etapas da cadeia produtiva, que valoriza povos amazônicos, regenera ecossistemas e  ajuda a manter a floresta viva.

O chá Guayusa é mais do que uma bebida; é uma ponte entre culturas, uma celebração da biodiversidade e um testemunho dos benefícios que a natureza oferece à nossa saúde e bem-estar. Ao degustá-lo, você não só nutre seu corpo, mas também apoia práticas sustentáveis e a rica tradição dos povos indígenas da Amazônia. E em se tratando da Viva Regenera, é certo que, ao saborear cada xícara, você está também contribuindo para um mundo mais justo e sustentável.

Sobre a Regenera Ventures: 

 

A Regenera Ventures administra, investe, acelera e conduz projetos e negócios em early stage que apresentam grande potencial de transformar as pessoas, beneficiar comunidades, restaurar ecossistemas e cuidar do planeta. O propósito é contribuir para promover o bem-estar das pessoas, gerar prosperidade coletiva e harmonia entre todos os seres e destes com o planeta. Os negócios que fazem parte de nossa família regenerativa são: Viva Regenera, Viva Plantopia, Viva Floresta, Cookoa Chocolates, Regenera Global, Selva & Paz, Mate Guayrá e Agroforestry Carbon.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!