A Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste recebeu nesta sexta-feira (29) três novos fuzis calibre 5.56, modelo T4, da fabricante Taurus. O investimento, no valor de R$ 47 mil, reforça a estrutura da corporação, que agora passa a contar com seis unidades deste armamento, destinadas a operações especiais no município.
Nos últimos anos, a GCM tem recebido investimentos em viaturas, armamentos, equipamentos e tecnologia. Entre as ações, estão a aquisição de 25 veículos, a instalação de câmeras de videomonitoramento e a contratação de mais de 60 novos guardas municipais. Outro projeto em andamento é a implantação do Stand de Tiro Municipal, que contribuirá para o aperfeiçoamento constante dos agentes.
Santa Bárbara d’Oeste alcançou no primeiro semestre de 2025 os menores índices de roubos, furtos e roubos de veículos desde o início da série histórica da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, iniciada em 2001.
Foram registrados 72 roubos entre janeiro e junho, contra 90 em 2023 e 78 em 2024. O município também contabilizou o menor número de roubos de veículos da história no período, com apenas 19 ocorrências. Já os furtos somaram 570 casos, número também recorde e abaixo do menor patamar anterior, registrado em 2020 (573).
Os indicadores mostram uma tendência contínua de redução da criminalidade. Em 2001, ano inicial da série, o município registrava 369 roubos e 765 furtos no primeiro semestre. Desde então, a curva tem sido de queda, intensificada nos últimos quatro anos – período em que os roubos em geral caíram 49%.
VEJA TAMBÉM
PNAB: Praça da Migração recebe 2ª edição de “Samb’Ajuda Canta Beth” neste sábado
Vacinação contra a gripe segue disponível em Santa Bárbara
Novo local para coleta de exames laboratoriais entra em funcionamento em Santa Bárbara