Grupo 4 Cantos traz prosa-show à Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste

Apresentações, que serão nos dias 10 e 11 de dezembro, terão músicas caipiras, contação de causos e interação com o público

 

Na próxima semana, a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste dará início à programação especial de final de ano. A primeira atração é o  grupo de violeiros 4 Cantos, que apresentará prosas-show nos próximos dias 10 e 11 de dezembro, a partir das 20h. A entrada é gratuita.

 

Formado pelos compositores, violeiros e cantores Cláudio Lacerda, Luiz Salgado, Rodrigo Zanc e Wilson Teixeira, o grupo 4 Cantos fará uma apresentação com influências da viola caipira e da música regional em um bate-papo descontraído com o público, que irá somar suas alegrias e tristezas e ajudar a construir o repertório do show. A ideia dos músicos é construir momentos de alegria e nostalgia em uma exibição que remete aos momentos de amizade do interior.

 

“Nestes eventos [prosas-show], como o próprio nome já diz, nós conversamos com o público e executamos algumas das nossas canções. É um momento de contato, em que nós respondemos a perguntas, saciamos curiosidades, contamos ‘causos’, essas coisas. Falamos também sobre nossas pesquisas culturais e sobre o projeto 4 Cantos. Muitas vezes, vira um grande bate-papo, permeado pelo estalar das cordas e gorjear das vozes”, explica Rodrigo Zanc.

 

Para Cláudio Lacerda, o 4 Cantos não se limita a exibições. “Trata-se de um projeto cultural, com a proposta de aproximar o público da arte e do universo artístico”, diz Lacerda. “Nessas prosas-show, há desde gente interessada em conhecer instrumentos, principalmente a viola, até quem deseja debater os processos de criação”, comenta Wilson Teixeira.

 

“A palavra-chave é encontro. Também nos encontramos, vindos de estradas diferentes, e construímos um caminho. Dividir essa diversidade de origens e essa unidade de propósito com o público, em encontros diretos, feitos de proximidade, é uma maneira de trazê-lo para a nossa jornada”, completa Luiz Salgado.

 

“As principais ameaças ao patrimônio cultural regionalista típico são a globalização desmedida e a institucionalização da cultura massificada pelas indústrias culturais.

Além de estimular novas ações acerca da preservação e valorização, a realização desse evento fomentará a projeção do patrimônio cultural regionalista ao permitir uma maior acessibilidade por meio da gratuidade, e ao oferecer apresentações de artistas reconhecidos pelo público ao mesmo tempo em que prestigia as manifestações populares”, destaca a Assistente Cultural da Fundação Romi, Rosana de Abreu Lopes.

 

4 Cantos é um projeto cultural realizado pelo ProAC (Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo) e pelos músicos Cláudio Lacerda, Luiz Salgado, Rodrigo Zanc e Wilson Teixeira, com patrocínio das Indústrias Romi e dos Supermercados Pague Menos, com apoio da Usicomp, da Fundação Romi, do Sesc e das prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste e de Piracicaba e produção cultural da 3marias.

 

 

CLÁUDIO LACERDA

Estreou em 2003, com o CD “Alma Lavada”. Dois anos depois, venceu o I

Prêmio Nacional de Excelência da Viola Caipira, como melhor intérprete, feito repetido nas outras duas edições do Prêmio, realizadas em 2010 e em 2013. Já dividiu palco e faixas de seus discos com nomes como Dominguinhos e Renato Teixeira. Em 2007, gravou seu segundo CD, “Alma Caipira”, e, em 2010, o autoral “Cantador”.

 

LUIZ SALGADO

Mineiro de Patos de Minas, suas composições são ligadas ao folclore, exaltando a biodiversidade e a cultura do povo do cerrado. Participou de vários festivais e venceu alguns deles, como o Canções para

Arteiros, do Itaú Cultural, em 2009. Gravou os discos “Trem Bão” (2003), “Sina de Cantadô” (2007) e “Navegantes” (2010), além do DVD “Noite e Viola” (2012).

 

RODRIGO ZANC

Pesquisa a viola brasileira e suas influências há mais de 20 anos, lutando incansavelmente pela manutenção e propagação da cultura ligada ao

instrumento. Participou de vários festivais, dentre eles o Viola de Todos os Cantos, da EPTV – Rede Globo, e chegou às finais de 2005 e de 2007. Em 2006, lançou “Pendenga”, seu primeiro CD. Em 2010, Rodrigo Zanc foi à Europa divulgar seu trabalho. Em 2013, produziu seu segundo disco, “Fruto da Lida”. Foi selecionado para o 26º Prêmio da Música Brasileira.

 

WILSON TEIXEIRA

Natural de Avaré (SP), estudou violão e piano erudito. Participou de diversos festivais relacionados com a viola ou a música regional, como os de Tatuí (SP), Ilha Solteira (SP), Avaré (SP) e Ponta Grossa (PR). Em 2001, integrou a gravação do CD “Ciranda de Cantigas”, organizado por Salatiel Sliva. Em 2004, passou a fazer parte da equipe de músicos dos Trovadores Urbanos. E, em 2007, gravou o CD “Almanaque Rural”.

 

Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. O local tornou-se referência em toda a região por oferecer opções de qualidade gratuitas e para todos os públicos nos doze meses do ano. Desde sua inauguração, mais de 150 mil pessoas já visitaram e participaram dos seus projetos, eventos e exposições. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3455-4830.

 

Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social por meio da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 37 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: Centro de Documentação Histórica (CEDOC), o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora as Indústrias Romi S.A. , instituições governamentais, não governamentais e a inicia privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir números mais expressivos por meio de suas áreas de atuação, seus programas e seus projetos.

 

Comentários

Notícias relacionadas