Acontece no dia 07 de setembro a partir das 8:30h o 28º Grito dos/as excluídos/as na praça da Migração em Santa Bárbara D´Oeste. O Grito é uma manifestação popular organizada por diversas pastorais e movimentos sociais em defesa dos Direitos do Povo e da Democracia. Ele é realizado anualmente, desde 1995, motivado pela Campanha da Fraternidade daquele ano: fraternidade e os excluídos.
O tema desse ano é “Brasil: 200 anos de (in)dependência. Para quem?” O Grito vem como um grito de denúncia das excluídas e excluídos e propõe a construção de uma nova sociedade, justa, solidária, plural e fraterna, em que o dinheiro jamais esteja acima da vida e em que o autoritarismo jamais seja aceito como forma de governar.
É um movimento apartidário e conta com a organização dos seguintes coletivos: Bazar por Elas; Comunidades Eclesiais de Base (CEBs); Fórum da Cidadania de SBO; Frente Feminista Marielle Vive; Maracatu Estação Quilombo; UNEGRO; Pastoral da Criança; Pastoral da Juventude; Pastoral Fé e Política; Seminário da Diocese de Limeira; Serviço Social em Promoção da Cidadania Imaculada Conceição; Sindicato do Vestuário de Americana e Região; e Sindicato da Construção Civil de Campinas e Região.


