Grande Salão de Arte Contemporânea de Santa Bárbara d´Oeste recebe o artista plástico Orlando Marques para palestra na quarta-feira

Com o tema, ‘A arte como expansão da mente’, o palestrante irá abordar o processo de pesquisa e a concepção das obras pelos artistas, às 11h, com entrada gratuita

 

Na próxima quarta-feira, 20 de agosto, o Grande Salão de Arte Contemporânea de Santa Bárbara d´Oeste recebe o artista plástico Orlando Marques para uma palestra gratuita, às 11h, na Fundação Romi. A mostra, que reúne 100 obras de arte classificadas pelo júri com técnicas de aquarela, assemblagem, cerâmica, escultura, fotografia, gravura, serigrafia, xilogravura, litografia e pinturas em geral, fica aberta para visitação até o dia 19 de setembro no Centro de Documentação Histórica (CEDOC), da Fundação Romi.

 

Com o tema, “A arte como expansão da mente”, Marques irá abordar características da arte contemporânea na atualidade, por meio de uma análise de todo o processo de pesquisa dos artistas, a escolha dos materiais, os aspectos sociais e a estrutura das obras como forma de expressão artística. Além disso, o palestrante irá falar sobre questões estéticas, o experimentalismo, materialidade, as linguagens híbridas, os simbolismos e os desafios dos artistas na atualidade. Em seguida, Orlando irá fazer uma visita guiada às 100 obras do Salão, oportunidade em que mostrará na prática aos participantes as nuances da arte contemporânea.

 

Segundo o palestrante, Orlando Marques, a ideia do encontro é desmistificar a relação entre a obra e o espectador, de forma que todos compreendam os valores da arte contemporânea. “Santa Bárbara vive um momento raro ao receber uma mostra tão rica. A população deve valorizar e prestigiar uma iniciativa como essa, que só vemos nas capitais”, destaca o artista plástico.

 

Orlando Marques é um artista plástico, de Santa Bárbara d´Oeste, cujas obras são reconhecidas no Brasil e, também, internacionalmente. Marques já foi presidente e é membro atuante do Conselho do Museu de Arte Contemporânea de Americana (MACA)

 

Visitas monitoradas

 

Na terça-feira, 19 de agosto, os alunos do curso de eventos do SENAC de Americana farão uma visita monitorada ao Grande Salão de Arte Contemporânea, onde serão recebidos pelo artista plástico, Orlando Marques, que estará à disposição para falar sobre as obras. As escolas interessadas também podem fazer agendamentos pelo telefone 3499-1555.

 

Grande Salão de Arte Contemporânea

 

O Grande Salão de Arte Contemporânea é um projeto cultural realizado pelo curador Carlos Augusto de Almeida, com patrocínio das Indústrias Romi e produção cultural da 3marias. O Salão tem apoio da Usina Colombo, da Fundação Romi e do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo. A lista das 100 obras selecionadas está disponível no site: www.fundacaoromi.org.br/salaodearte/

A Fundação Romi é parceira na realização do evento por meio Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo.

 

Segundo a superintendente da Fundação Romi, Márcia Ameriot, a instituição acredita na arte, na cultura e na educação como caminhos para o desenvolvimento social, por isso, ao longo dos seus 57 anos, investe e apoia projetos culturais, como o Grande Salão de Arte Contemporânea. “Fazer de Santa Bárbara d’Oeste e, da Fundação Romi, as anfitriãs de 100 artistas escolhidos depois de mais de 300 trabalhos enviados de quase todos os estados do país é, para nós, uma imensa honra!”, afirma.

 

“As obras possuem grande qualidade técnica e surpreenderam positivamente o júri. Isso vale de incentivo para esses artistas continuarem produzindo e aprimorando suas qualidades”, destaca o curador Carlos Augusto de Almeida.

 

A exposição ficará aberta ao público até o dia 19 de setembro, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, no CEDOC, que fica na Avenida João Ometto, 118, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. Para mais informações, entre em contato pelo número 3499-1555.

Comentários

Notícias relacionadas