A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei 12.787, que institui a Política Nacional de Irrigação. Um dos benefícios da nova lei é que agora os produtores rurais poderão obter equipamentos para uso eficiente da água.
A modernização e compra de ferramentas para o manejo da irrigação será facilitada pelo crédito rural. A nova lei deve incentivar o aumento da área de agricultura irrigada, reduzir o risco climático e favorecer o desenvolvimento da produtividade.
Também haverá tarifas especiais de energia elétrica e incentivos fiscais para projetos públicos e privados em regiões de baixos índices de desenvolvimento social e econômico. Os pequenos produtores familiares, em especial os do Semiárido nordestino, deverão ainda receber um apoio especial.
As novas tecnologias de irrigação terão um papel importante na produtividade agrícola de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. A política de irrigação busca tornar mais eficiente o uso da terra nesses empreendimentos, reduzindo a procura por novos espaços.
As áreas a priorizadas nos futuros Planos de Irrigação, e suas fontes de financiamento, serão definidas conforme as necessidades e os recursos de cada região.
“O crescimento das áreas irrigadas é um dos principais fatores que garantiram o suprimento de alimentos em décadas de explosão demográfica. Por isso a atenção do Governo Federal para fomentar cada vez mais a utilização sustentável da água no campo com o uso de novas tecnologias na agropecuária”, explicou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), do Ministério da Agricultura (Mapa), Caio Rocha.
Esta é uma ótima notícia para ser comemorada nesta semana em que é celebrado o Dia Mundial da Água.
Fonte: C.V