SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Governo do Estado anuncia a BRB Stock Car com corrida noturna no moderno autódromo de Mato Grosso

Stock Car terá corrida no sábado à noite em Cuiabá (Marcelo Machado de Melo//BRB Stock Car)

Compartilhe essa notícia!

A mais nova pista do Brasil será inaugurada com a 10ª etapa da principal categoria do país. TCR South America Banco BRB e Turismo Nacional completam as atrações

 

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, anunciou que a BRB Stock Car Pro Series será a principal atração do evento inaugural da pista do Autódromo Internacional de Mato Grosso – um complexo esportivo moderno, projetado para sediar competições nacionais e internacionais. O anúncio, que aconteceu na  tarde desta quarta-feira (15.10), em Cuiabá, contou com a presença de Lincoln Oliveira, CEO da Vicar, maior promotora do esporte a motor na América Latina, responsável pela Stock Car e outros quatro dos principais campeonatos do continente.

A inauguração da pista localizada na capital mato-grossense será realizada com a 10ª etapa da Stock Car, em 14 e 15 de novembro, sexta-feira e sábado, com a primeira corrida noturna da história da categoria. No encontro desta quarta-feira também foram confirmadas provas do campeonato continental TCR South America Banco BRB e da Turismo Nacional – categoria de formação de novos pilotos que sonham em chegar à Stock Car. Os dois campeonatos também são geridos pela Vicar.

“Mato Grosso passa agora a integrar a rota da modalidade mais popular do automobilismo brasileiro. E pela primeira vez, a corrida vai acontecer no período noturno, inaugurando essa nova etapa de corridas no Brasil. Estamos muito orgulhosos dessa conquista e de saber que a população vai poder assistir, gratuitamente, esse grande espetáculo, agora no mês de novembro”, afirmou o governador Mauro Mendes.

“Para nós, da comunidade da BRB Stock Car, é uma honra sermos escolhidos para inaugurar um projeto tão importante para o esporte brasileiro. O nível dos equipamentos e o conceito do projeto como um todo chamam a atenção pela visão empresarial e de futuro do esporte – exatamente como é a filosofia que transformou a Stock em uma das principais categorias do mundo”, disse  Lincoln Oliveira. “Esta nova praça é um grande passo para o fortalecimento do automobilismo, mas também será um importante polo gerador de empregos e recursos para o Mato Grosso – um benefício que a Stock leva a todas as suas cidades parceiras ao longo da temporada”, completou o executivo.

“É uma grande alegria ver se transformar em realidade esse grande empreendimento que Mato Grosso oferece à sua população e ao automobilismo brasileiro. Só mesmo um governador de coragem, como Mauro Mendes, poderia pisar tão fundo no acelerador e construir esse fenomenal Parque Novo Mato Grosso, com um dos melhores autódromos do Brasil”, festejou Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). “Já estive no canteiro de obras várias vezes e sempre ficava mais entusiasmado ainda e agradecido a Deus pelo presente que está prestes a ser oferecido para o nosso esporte. Essa abençoada hora chegou e é somente o ponto de partida para as coisas maravilhosas que acontecerão no autódromo. Muito obrigado, governador”, finalizou o presidente da CBA.

Localizado no Parque Novo Mato Grosso, construído para ser o maior centro multieventos da América Latina, o traçado de Cuiabá será a 23ª pista diferente a receber uma prova da BRB Stock Car Pro Series ao longo de 46 anos de história. Até o momento, o Autódromo Victor Borrat Fabini, na cidade uruguaia de El Pinar, havia sido o último local inédito a ser visitado pela categoria, em 2024.

O traçado cuiabano foi projetado seguindo normas esportivas e de segurança da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), as duas entidades mundiais do esporte a motor, atendendo assim também aos parâmetros das Confederações Brasileiras de Automobilismo e de Motociclismo (CBA e CBM). Com 4.500 metros de extensão no traçado misto e 2.800 no anel externo, a pista completa tem um total de 13 curvas: nove à direita e quatro à esquerda. A reta de largada/chegada possui 670 metros, mas a maior é a reta oposta, com 750. 

Confira abaixo a lista de todas as pistas que já receberam uma prova da BRB Stock Car Pro Series:

BRB Stock Car Pro Series

Pistas por ordem de quantidade de corridas

Interlagos (SP) – Autódromo Internacional José Carlos Pace

Largadas: 157

Versões de traçado usadas na Stock Car: 7.874 metros; 4.325 metros; 4.292 metros; 4.314 metros; 4.309 metros (atual)

Estreia na Stock Car: 13 de maio de 1979

Primeiro vencedor: Affonso Giaffone Jr. (Chevrolet Opala)

 

Goiânia (GO) – Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna

Largadas: 84

Versões de traçado usadas na Stock Car: 2.800 metros, 2.696 metros, 2.695 metros (anel externo); 3.835 metros (circuito misto)

Estreia na Stock Car: 10 de junho de 1979

Primeiro vencedor: Alencar Jr. (Chevrolet Opala)

 

Curitiba (PR) – Autódromo Internacional de Curitiba

Largadas: 68

Versões de traçado usadas na Stock Car: 2.550 metros, 2.680 metros (anel externo); 3.695 metros, 3.698 metros, 3.707 metros (circuito misto)

Estreia na Stock Car: 8 de outubro de 1989

Primeiro vencedor: Chico Serra (Protótipo Opala – Caio Hidroplas)

 

Jacarepaguá (RJ) – Autódromo Internacional Nelson Piquet

Largadas: 42

Versões de traçado usadas na Stock Car: 5.031 metros, 5.088 metros, 4.933 metros

Estreia na Stock Car: 27 de maio de 1979

Primeiro vencedor: Zeca Giaffone (Chevrolet Opala)

 

Brasília (DF) – Autódromo Internacional Nelson Piquet

Largadas: 39

Versões de traçado usadas na Stock Car: 2.919 metros (anel externo); 5.475 metros (circuito misto)

Estreia na Stock Car: 17 de junho de 1979

Primeiro vencedor: Affonso Giaffone Jr. (Chevrolet Opala)

 

Autódromo Internacional de Tarumã – Viamão (RS)

Largadas: 37

Versões de traçado usadas na Stock Car: 3.016 metros, 3.039 metros, 3.069 metros

Estreia na Stock Car: 22 de abril de 1979

Primeiro vencedor: Affonso Giaffone Jr. (Chevrolet Opala)

 

Londrina (PR) – Autódromo Internacional Ayrton Senna

Largadas: 36

Versões de traçado usadas na Stock Car: 3.145 metros, 3.055 metros

Estreia na Stock Car: 23 de agosto de 1992

Primeiro vencedor: Adalberto Jardim (protótipo Chevrolet Opala Cupê Daipi)

 

Cascavel (PR) – Autódromo Internacional Zilmar Beux

Largadas: 36

Versões de traçado usadas na Stock Car: 3.018 metros, 3.032 metros, 3.080 metros, 3.058 metros (atual)

Estreia na Stock Car: 9 de dezembro de 1979

Primeiro vencedor: Alencar Jr. (Chevrolet Opala)

 

Autódromo do Velocitta – Mogi Guaçu (SP)

Largadas: 34

Versões de traçado usadas na Stock Car: 3.443 metros (atual)

Estreia na Stock Car: 6 de agosto de 2017

Primeiro vencedor: Felipe Fraga (Chevrolet Cruze)

 

Autódromo do Velopark – Nova Santa Rita (RS)

Largadas: 28

Versões de traçado usadas na Stock Car: 2.086 metros, 2.278 metros (atual)

Estreia na Stock Car: 2 de maio de 2010

Primeiro vencedor: Ricardo Maurício (Chevrolet Astra)

Santa Cruz do Sul (RS)

Largadas: 25

Versões de traçado usadas na Stock Car: 3.530 metros

Estreia na Stock Car: 2 de outubro de 2005

Primeiro vencedor: Cacá Bueno (Chevrolet Astra)

 

Campo Grande (MS) – Autódromo Internacional Orlando Moura

Largadas: 16

Versões de traçado usadas na Stock Car: 3.443 metros; 3.513 metros

Estreia na Stock Car: 16 de junho de 2002

Primeiro vencedor: Bego Giorgi (Chevrolet Vectra)

 

Guaporé (RS)

Largadas: 13

Versões de traçado usadas na Stock Car: 3.080 metros

Estreia na Stock Car: 29 de abril de 1979

Primeiro vencedor: Affonso Giaffone Jr. (Chevrolet Opala)

 

Buenos Aires (Argentina) – Autódromo Oscar y Juan Gálvez

Largadas: 9

Versões de traçado usadas na Stock Car: 2.607 metros; 3.353 metros; 3.380 metros

Estreia na Stock Car: 30 de outubro de 2005

Primeiro vencedor: Giuliano Losacco (Chevrolet Astra)

 

Salvador (BA)

Largadas: 7

Versões de traçado usadas na Stock Car: 2.274 metros

Estreia na Stock Car: 9 de agosto de 2009

Primeiro vencedor: Cacá Bueno (Peugeot 307)

 

Curvelo (MG) – Circuito dos Cristais

Largadas: 6

Versões de traçado usadas na Stock Car: 4.420 metros; 3.330 metros

Estreia na Stock Car: 20 de novembro de 2016

Primeiro vencedor: Felipe Fraga (Peugeot 408)

 

Ribeirão Preto (SP)

Largadas: 6

Versões de traçado usadas na Stock Car: 2.270 metros, 2.395 metros, 2.298 metros

Estreia na Stock Car: 6 de junho de 2010

Primeiro vencedor: Átila Abreu (Chevrolet Vectra)

 

Belo Horizonte (MG) – Circuito de rua Toninho da Matta

Largadas: 2

Versões de traçado usadas na Stock Car: 3.095 metros

Estreia na Stock Car: 17 de agosto de 2024

Primeiro vencedor: Thiago Camilo (Toyota Corolla)

 

El Pinar (Uruguai) – Autódromo Victor Borrat Fabini

Largadas: 2

Versões de traçado usadas na Stock Car: 3.120 metros

Estreia na Stock Car: 26 de outubro de 2024

Primeiro vencedor: Enzo Elias (Toyota Corolla)

 

Aeroporto do Galeão (RJ)

Largadas: 2

Versões de traçado usadas na Stock Car: 3.226 metros

Estreia na Stock Car: 10 de abril de 2022

Primeiro vencedor: Daniel Serra (Chevrolet Cruze)

 

Autódromo do Estoril (Portugal)*

Largadas: 2

Versões de traçado usadas na Stock Car: 2;942 metros

Estreia na Stock Car: 3 de julho de 1982

Primeiro vencedor: Paulo Gomes (Chevrolet Opala)

*provas extracampeonato válidas pelo Troféu Grão Pará

 

Fortaleza (CE) – Autódromo Virgílio Távora

Largadas: 1

Versões de traçado usadas na Stock Car: 

Estreia na Stock Car: 15 de julho de 1979

Primeiro vencedor: Alencar Jr. (Chevrolet Opala)

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!