Nesta segunda-feira (24), o governador Tarcísio de Freitas esteve em Santa Bárbara d’Oeste para apresentar os programas UniversalizaSP e Integra Resíduos a prefeitos e representantes de cerca de 70 municípios das bacias do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e Mogi-Guaçu, além de consórcios regionais como CONSIMARES e CISBRA. A iniciativa busca promover soluções regionais para saneamento e gestão de resíduos sólidos, focando na universalização dos serviços e na economia circular.
Durante o evento, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, destacou a importância de investimentos para resolver problemas como perdas de água e falta de tratamento de esgoto nas regiões. Segundo o governador, o programa UniversalizaSP é um passo fundamental para garantir segurança hídrica e atender metas de universalização em municípios não cobertos pela Sabesp. “Estamos planejando o futuro, garantindo água para o ser humano, indústria e agricultura”, disse Tarcísio.
No âmbito do Integra Resíduos, Tarcísio enfatizou a oportunidade de transformar o lixo em fonte de receita para os municípios, reduzindo custos de transporte e ampliando a valorização de resíduos através da reciclagem, compostagem e geração de energia. “É a chance de sairmos de um cenário de gastos para um de ganhos com resíduos sólidos”, afirmou.
O governo está investindo R$ 1,3 bilhão nas barragens Pedreira e Duas Pontes, beneficiando diretamente cidades situadas ao longo dos rios Jaguari e Camanducaia. Além disso, o Sistema Adutor Regional PCJ, em parceria com o BID, está em fase de modelagem para atender 28 municípios. Contudo, a redução de perdas nos serviços de saneamento é essencial para enfrentar o stress hídrico da região.
Já o Integra Resíduos avança com estudos para 12 consórcios intermunicipais, responsáveis por 7 mil toneladas de resíduos diários. Municípios dos consórcios CISBRA e CONSIMARES, que juntos geram 925 toneladas/dia, participaram da reunião, reforçando a viabilidade econômica da destinação sustentável. Segundo a secretária Natália Resende, “a economia circular será efetivada com reciclagem, compostagem e geração de energia, reduzindo o impacto ambiental.”
Com desafios como a curta vida útil de 114 aterros em São Paulo e o transporte de resíduos por longas distâncias, o evento reforçou o compromisso do governo com soluções regionais e sustentáveis para o futuro do saneamento e da gestão de resíduos no estado.





VEJA TAMBÉM
Feira das Nações de Santa Bárbara 2025 traz cardápio solidário com 13 países representados
Histórias de superação marcam o “Desfile das Guerreiras” durante Outubro Rosa em Santa Bárbara
Tivoli terá “Encontro do Cabelo Maluco” neste domingo