SB24Horas

Notícias na hora certa!

Goodyear do Brasil associa-se ao Movimento Mulher 360

Goodyear / Foto: Divulgação

A Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, celebra o Dia Internacional da Mulher com o anúncio da sua filiação à associação Movimento Mulher 360. Na empresa, que conta com mais de 3 mil colaboradores no Brasil, a diversidade tem sido um fator que faz parte de sua trajetória e vai conquistando espaços cada vez maiores. Muitas áreas contam com excelentes histórias de mulheres que se desenvolveram profissionalmente, desde a construção de pneus, área comercial, financeiro, qualidade, até os mais diferentes segmentos de atuação, como atendimento ao mercado de pneus de passeio, veículos pesados e aviões.

 

Para o presidente da Goodyear no Brasil, Jeff Havlin, este é um passo alinhado à cultura da companhia, onde seus associados são fundamentais para o sucesso da organização em todos os aspectos. “Ao engajar-se a este tema e juntar forças com essa associação, a Goodyear reafirma seu compromisso no incentivo de uma atmosfera empresarial cada vez mais diversa e inclusiva.  É nesse contexto que mostramos que a evolução da nossa cultura colaborativa permite que todos os nossos associados se desenvolvam plenamente em sua vida profissional”, afirma o executivo.

 

Todas as iniciativas são relevantes para fazer a empresa avançar em sua jornada de potencializar a diversidade e a inclusão. Talita Scardoelli, diretora de Desenvolvimento Organizacional da Goodyear no Brasil, ressalta:

“Acreditamos que cada profissional é único e contribui, à sua maneira, para termos uma empresa diversa e inclusiva, onde todos e todas possam desenvolver ao máximo o seu potencial”. E é nesse ambiente de desenvolvimento e treinamentos, cada vez mais pautado pela diversidade, que as mulheres que atuam na empresa têm encontrado espaço em diferentes áreas e em vários níveis hierárquicos, desde a atuação na fábrica até os cargos de gestão nas diversas áreas.

 

O Movimento Mulher 360 é uma associação comprometida em promover a equidade de gênero e o aumento da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor. “A filiação ao Movimento Mulher 360 é um marco para reforçar que, na Goodyear, as mulheres podem ser o que quiserem  e serem protagonistas das suas carreiras”, comenta Sara Martins, diretora de Relações Jurídicas e Comunicação Externa da Goodyear no Brasil e líder, também no Brasil, do grupo de afinidades Goodyear Women´s Network (GWN) que, por meio de times multidisciplinares formados por mulheres e homens, desenvolve iniciativas que têm como objetivo discutir

 

e fomentar ações que tornem o ambiente de trabalho na Goodyear mais inclusivo. “Com esse contexto e em um movimento em torno da diversidade, a filiação ao Movimento Mulher 360 se torna mais uma iniciativa estruturada”, complementa.

 

A Gestora Executiva do movimento, Margareth Goldenberg, explica que a missão da associação é promover o avanço da equidade de gênero e empoderamento feminino nas empresas, na cadeia de valor e nas comunidades.

 

“As barreiras tangíveis e intangíveis para a progressão das carreiras femininas no ambiente corporativo são inúmeras e persistentes. A atuação conjunta das empresas associadas ao Movimento Mulher 360 viabiliza a compreensão destes desafios e o desenho de melhores práticas para superálos. Fomentamos, sistematizamos e disseminamos uma inteligência coletiva para acelerar a jornada de equidade nas organizações. Ter a Goodyear como associada, viabiliza a potencialização destes avanços. Estamos muito felizes com a chegada da Goodyear ao grupo”, reforça a gestora.

 

Inspiração e aprendizado

As mulheres têm um papel fundamental com suas atuações e histórias. Nas diversas áreas dentro de uma mesma empresa, há um valor comum: o respeito.

 

Paixão, inovação, ética e valorização das pessoas. Algumas colaboradoras da Goodyear contam suas fontes de inspiração e o que significa, para elas, poder fazer a diferença em uma empresa com anos de tradição e que inova diariamente.

 

Andrea Fort Leal, Gerente de Qualidade na Goodyear, foi a primeira mulher a ser contratada como estagiária para a área de manutenção. Depois de um tempo, já formada em engenharia, coordenou a implementação de projetos pontuais e específicos, liderando pequenas equipes multifuncionais. Hoje, sua função é regional, atua com os países da América Latina e tem dois focos: regulatório (Product Compliance) e qualidade OE (Original Equipment).

 

“Fui muito bem acolhida na Goodyear e me lembro do carinho das pessoas e da disponibilidade em ensinar. Logo percebi que seria um terreno fértil de aprendizado. Uma curiosidade é que vim para Americana, a princípio de forma temporária, mas o ambiente de trabalho que encontrei aqui e minha contratação fizeram com que eu ficasse de vez na cidade”.

 

Cristiane Mathias chegou à Goodyear há dez anos e trabalha atualmente como construtora de pneus na fábrica de Americana (SP). Durante alguns anos, exerceu a função de motorista de empilhadeira. Ela conta que, de início, sua chegada despertou alguma curiosidade, mas que o respeito e o auxílio sempre prevaleceram.

 

O receio do novo naturalmente veio, porém, foi brevemente vencido e hoje ela sente que é uma inspiração para outras mulheres da produção e que estão entrando na fábrica. “Sei que posso ajudá-las a enxergar que elas podem chegar aonde quiserem. Defino a Goodyear com as palavras: oportunidade e valorização”.

 

Yasmin da Conceição, Analista de Trade Marketing, chegou há seis anos na Goodyear como estagiária e considera a empresa como um lugar de cultura inspiradora, acolhedora e atenta ao bem-estar de seus colaboradores.

 

“Logo no início, meu gestor me apresentou para todos do escritório e fui muito bem recebida. A empresa sempre enfatiza as suas políticas, seu manual de conduta e a sensação de “one team”, um único time em busca dos mesmos objetivos”.

 

Andreia Arruda começou na Goodyear como estagiária da área comercial dos segmentos de Consumer e Commercial em 1998. Dois anos depois, ela passou a trabalhar na divisão de produtos aeronáuticos e, desde 2019, é Assessora de Vendas e Serviços Sênior da área de Aviation. Sua rotina inclui atender e visitar os clientes de linhas aéreas, cargueiras, fabricante de aeronaves, acompanhar as demandas deles junto à oficina de recauchutagem de pneus de avião e ao armazém de pneus novos.

“A Goodyear faz parte da minha evolução diária, da minha conquista, do meu espaço de fala e do meu crescimento pessoal. Como mulher, poder representar o setor comercial de aviação é revigorante, além de inspirar outras mulheres na área de negócios, liderando reuniões, orquestrando as situações e aportando estrategicamente na tomada de decisão. Sinto-me representada nesta empresa, que possui o compromisso consistente com a inclusão e diversidade de gênero”.

 

Goodyear do Brasil

A Goodyear é fabricante global de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, além de pneus para aviação. Presente em mais de 150 países e com 57 fábricas ao redor do mundo, a companhia está no Brasil há mais de 100 anos, onde possui duas unidades industriais, sendo uma em Americana (SP), dedicada à fabricação de pneus, e outra em Santa Bárbara do Oeste (SP), destinada à produção de materiais de recapagem para pneus de caminhões e ônibus e de recauchutagem para pneus de aviação. A operação brasileira ainda conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território nacional.