27 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Gestores da Prefeitura de Nova Odessa vistoriam Ginásio que pode ser utilizado para abrigar moradores de rua durante frentes frias

Compartilhe essa notícia!

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

 

Diversos setores da Prefeitura de Nova Odessa realizaram na tarde da última segunda-feira (05/06) a vistoria do Ginásio Municipal de Esportes do Jardim São Jorge. Isto porque o local pode ser utilizado para o abrigamento temporário de cidadãos em situação de rua da cidade nas noites de muito frio. O planejamento faz parte do plano de contingência intersetorial para as baixas temperaturas deste inverno 2023, com ações de auxílio para essa população vulnerável.

 

A Defesa Civil Municipal já vem inclusive distribuindo cobertores há alguns dias. “Vistoriamos o Ginásio do Jardim São Jorge, que supre as necessidades que a gente precisa para abrigar esses moradores em situação de rua, caso seja necessário. Já estamos distribuindo cobertores nessas noites frias, inclusive nessa segunda entregamos oito cobertores”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Vanderlei Wilians Vanag.

 

Devido a previsão dessas frentes frias, a atual gestão municipal deflagrou o plano de abrigamento temporário para protegê-los do risco de hipotermia. O trabalho conjunto dos órgãos municipais visa prestar todo apoio às pessoas em situação de rua. A vistoria do Ginásio foi acompanhada ainda pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Miranda, a diretora social Priscila Peterlevitz, e a coordenadora do CREAS, Solange Paulon.

 

“A pedido do nosso prefeito Leitinho (Cláudio José Schooder) e do nosso vice-prefeito Mineirinho (Alessandro Miranda), os órgãos municipais seguem envolvidos no planejamento para garantir o mínimo conforto dos moradores em situação de rua com as baixas temperaturas, que aumenta a preocupação em relação às pessoas que se encontram nessa situação”, disse Rose Miranda.

 

Vale ressaltar que a escolha do Ginásio do Jardim São Jorge já havia sido cotada em reunião anterior entre as secretarias de Governo, Desenvolvimento Econômico e Social, Esportes, Segurança, Defesa Civil e o Fundo Social de Solidariedade.

 

O plano de contingência já foi colocado em prática diversas vezes, com a Defesa Civil Municipal e GCM (Guarda Civil Municipal) executando trabalho de identificação dos locais onde as pessoas em situação de rua se encontravam, e inclui a distribuição de agasalhos e transporte para abrigamento temporário (quando aceito pelos moradores de rua). A cidade não registrou óbitos por hipotermia.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!