Gestantes recebem orientações sobre alimentação na UBS São Francisco

A UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. José Togeiro de Andrade”, no Jardim São Francisco, promoveu nesta terça-feira (21) encontro do Grupo de Gestantes. As reuniões ocorrem toda terça-feira de cada mês a partir das 7 horas. Os interessados em participar devem procurar a unidade, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na atividade as gestantes são orientadas por um profissional de saúde sobre temas diversos relacionados à gestação.

No encontro, as pacientes receberam orientações da nutricionista Hariane Bueno sobre as transformações físicas, psicológicas, hormonais e emocionais que ocorrem no organismo durante a gestação. “Esse é um processo natural que acompanha o crescimento e desenvolvimento do bebê. Com todas as transformações ocorridas nesse período é fundamental que as gestantes tenham uma alimentação equilibrada e balanceada, composta por todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do bebê e boa saúde da mãe”, explicou.

Hariane salientou sobre a importância da alimentação adequada e rica em nutrientes durante cada período gestacional “Para garantir os nutrientes em quantidades adequadas é importante respeitar rigorosamente os horários e não pular nenhuma das seis refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, janta e ceia. Já em relação à qualidade, deve-se sempre variar as fontes alimentares e procurar seguir uma alimentação bem colorida, pois cada cor de vegetal representa um nutriente específico, tendo todos a sua importância durante a gestação”, completou.

Grupo

O Grupo de Gestantes favorece a troca de experiências entre as mulheres e os profissionais de saúde. As ações educativas durante o pré-natal são fundamentais para abordar temas como modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, alimentação, cuidados higiênicos, cuidados com as mamas, aleitamento materno, planejamento familiar, entre outros aspectos que visam deixar a gestante mais segura durante a gestação e no período pós-parto. No município é realizado em todas as UBSs, conforme cronograma pré-estabelecido em cada uma das unidades.

Comentários

Notícias relacionadas