A Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Grupamento de Proteção Ambiental, flagrou nesta quarta-feira (5), por volta das 13h30, o descarte irregular de resíduos sólidos às margens da Rodovia Comendador Américo Emílio Romi (SP-306), nas proximidades do acesso à Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304).
Durante patrulhamento preventivo com foco na preservação ambiental, a equipe visualizou um caminhão basculante, do município de Hortolândia, despejando entulho em uma área aberta. Imediatamente, os agentes abordaram os ocupantes do veículo – um motorista de 24 anos e um ajudante de 48 anos.
Questionados, ambos afirmaram ter recolhido os resíduos de uma obra e, ao se depararem com outros materiais descartados no local, decidiram abandonar a carga no mesmo ponto. A prática, no entanto, configura infração ambiental e já havia sido registrada em outras ocasiões.
Foi lavrado um auto de infração ambiental municipal no valor de R$ 3.932,89. O motorista foi autuado e responsabilizado pelo recolhimento imediato de todo o material, que deverá ser destinado corretamente a local apropriado para descarte.
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, reforça que o descarte irregular de resíduos é crime ambiental, sujeito a penalidades legais. Ações de fiscalização têm sido intensificadas em todo o município. Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelos telefones 153 ou (19) 3458-1388.
VEJA TAMBÉM
7 de Setembro: Desfile Cívico de 2025 terá como tema “A Mulher no Cenário Cultural Brasileiro” em Santa Bárbara
Prefeitura de Santa Bárbara convoca 42 profissionais aprovados em concurso público
Serviços essenciais serão mantidos no feriado de Corpus Christi em Santa Bárbara