Desenvolvimento e inovação científica produzem melhores atendimentos e soluções médicas para profissionais e pacientes
A saúde é um dos principais pilares para o desenvolvimento social, econômico e até político das sociedades. Para aumento de índices de qualidade de vida e bem-estar, os profissionais da saúde devem estar bem equipados e preparados para oferecer o melhor atendimento à população.
O número de médicos brasileiros aumentou quase 12 vezes em 50 anos, segundo o estudo “Demografia Médica no Brasil” (2020), produzido pela parceria entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade de São Paulo (USP). Na época, o país tinha mais de 500 mil médicos para aproximadamente 215 milhões de habitantes. Atualmente, o número passa dos 600 mil profissionais em todo o Brasil.
Para além da quantidade, o desafio do país está na distribuição desigual dos médicos. A título de ilustração, o estado de São Paulo, o maior em termos econômicos, conta com cerca de 167.856 médicos, enquanto o Amazonas, o maior da região Norte, tida como menos desenvolvida, tem 5.923 profissionais.
Assim, as cidades mais desenvolvidas ainda contam com melhor infraestrutura médica, com mais profissionais, equipamentos e suporte de políticas públicas e privadas de ponta, enquanto outras regiões podem sofrer com a falta de profissionais e estrutura de saúde adequada.
Para enfrentar o tamanho desafio, as inovações tecnológicas são fortes aliadas para transformar o cenário e oferecer soluções para profissionais e pacientes. Conheça 5 avanços da área que estão impulsionando o futuro da saúde.
Telemedicina
Não precisar sair de casa para receber atendimento especializado de qualidade é uma realidade com plataformas de telemedicina que são completas para oferecer teleconsultas via celular ou computador.
Os pacientes contam com muita praticidade desde o agendamento da consulta até o pós atendimento, com receitas e encaminhamentos 100% eletrônicos e seguros, via tecnologia de criptografia.
Com a ampliação do teleatendimento, há otimização do tempo para ambos lados, diminuição dos custos e tempos para os serviços, até mesmo para a produção de diagnósticos.
Inteligência artificial
O futuro da saúde está nas mãos dos robôs! As máquinas já fazem parte de procedimentos cirúrgicos mais delicados, com tecnologias capazes de visualizar por dentro os corpos com precisão e eficiência.
Além disso, as estruturas robóticas são comandadas por um especialista, não oferecem riscos de tremores, por exemplo. São também passíveis de movimentos 360°, atingindo partes do corpo humano nunca antes alcançadas.
Impressão 3D
As impressoras 3D também chegaram no campo da saúde com a bioimpressão de órgãos a serem utilizados em seres humanos. No lugar da tinta, a impressora é abastecida com células, proteínas e outros elementos biológicos que não causam rejeição pelo corpo.
A tecnologia ainda está em fase de testes e desenvolvimento, mas é uma potencial solução para resolver um dos problemas mais difíceis da medicina: as filas de transplante de órgãos.
Monitoramento inteligente
Os avanços das tecnologias digitais impulsionam a forma como pacientes são acompanhados fora dos consultórios e hospitais.
Graças a internet, as conexões entre médicos e pacientes estão mais integradas e os profissionais podem monitorar seus pacientes de forma mais próxima. Isso acontece por meio de sensores vestíveis, os wearables, capazes de monitorar pressão arterial, batimentos cardíacos e níveis de glicose, por exemplo.
Essa operação mantém as pessoas mais conscientes de sua saúde e entrega dados em tempo real para os profissionais de saúde.
Medicação personalizada
Fórmulas personalizadas para cada indivíduo, respeitando características físicas e bioquímicas únicas de cada pessoa são mais um avanço quando o assunto é o futuro da saúde.
Ao personalizar a medicação necessária para tratamento de doenças simples ou complexas, os resultados são mais eficientes e precisos de acordo com a situação específica vivenciada pelo indivíduo.
Essa mudança implica também no processo de produção dos remédios, otimizando tempo de produção e a composição dos medicamentos.
A tecnologia transforma o futuro da saúde todos os dias, fazendo desse horizonte uma realidade cada vez mais próxima e atual, tanto para brasileiros como para qualquer cidadão em outras partes do mundo.