17 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Furto de fiação de UBS deixa profissionais de saúde sem 2ª dose da vacina em Santa Bárbara d´Oeste

Compartilhe essa notícia!

Um furto de fiação da Unidade Básica de Saúde (UBA) do Jardim Laudissi 2, em Santa Bárbara d’Oeste, foi registrado na madrugada desta quinta-feira (25). A ação fez com que todas as vacinas contra a Covid-19 armazenadas no local para serem aplicadas hoje se perdessem.

 

Logo pela manhã, uma profissional de saúde (dentista) que estava agendada para tomar a segunda dose da vacina esteve na UBS e foi informada sobre o ocorrido e a falta de vacina porque o estoque da unidade se perdeu com o desligamento da energia elétrica. A Prefeitura ainda não informou a quantidade de vacinas que foi prejudicada. Até o momento, a cidade recebeu perto de 7 mil doses do imunizante.

De acordo com boletim de ocorrência, registrado no plantão policial, o furto foi comunicado às 2h58 pela vigilante Eunice dos Santos, de 47 anos, que trabalha no local. Os guardas municipais Bandeira e Almeida foram chamados e atenderam a ocorrência de furto de grosso calibre que saem do poste e alimenta a unidade de saúde que fica na Rua Profeta Jeremias, 147.

Questionada pelo vereador Carlos Fontes (PSL) sobre o ocorrido, a secretária de Saúde, Lucimeire Rocha, disse que “não há como falar em perdas de vacinas ainda. Estamos apurando o que aconteceu. Não era só vacinas para Covid-19, eram todas as vacinas. Estamos mandando para avaliação técnica e somente após essa análise, podemos falar em perdas”, finalizou a secretária, durante Audiência Pública de Saúde online hoje.

Embora a secretária preferiu não comentar e citar número de vacina prejudicada, quem foi tomar a segunda dose hoje foi informado sobre o problema e a perda do imunizante.

 

Em resposta, a Prefeitura do Município de Santa Bárbara d’Oeste informa que na madrugada desta quinta-feira (25) houve o furto de fiação da UBS do Romano e Laudissi, ocasionando a interrupção do fornecimento de energia elétrica no local. Com isso, de acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, as vacinas que estavam armazenadas na unidade foram recolhidas e passarão pela avaliação do serviço técnico regional responsável pelos imunobiológicos.

Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso será apurado pela Polícia Civil. Vale ressaltar que a UBS conta com vigilância.

Do Região Hoje

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!