SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Fundação Romi traz projeto “Clássicos em Cena” para Santa Bárbara d’Oeste

Compartilhe essa notícia!

Série de concertos mensais gratuitos começa no 17 de março, com quinteto de metais Metallumfonia

 

A agenda cultural de Santa Bárbara d’Oeste ganha um evento de peso a partir do dia 17 de março, com a chegada do projeto ‘Clássicos em Cena’, que promove apresentações gratuitas e comentadas de música clássica e instrumental. A cada mês, um grupo convidado diferente se apresenta. Todos são acompanhados pelo maestro Parcival Módolo, que, de forma leve e divertida, compartilha com o público comentários sobre os compositores, contexto e história da música, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.

 

Em Santa Bárbara, as apresentações, patrocinadas pela Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, serão na Estação Cultural da Fundação Romi, na terceira sexta-feira de cada mês, às 20h. A exceção é em abril: por causa dos feriados do mês, o próximo concerto será no dia 14/04.

 

Quem abre a programação na cidade no dia 17/03 é o quinteto de metais Metallumfonia. Formado por músicos da região metropolitana de Campinas que atuam como docentes do Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, o Metallumfonia proporciona ao público a oportunidade de ver, ouvir, e apreciar de forma mais intensa a interpretação dos instrumentos de metal. Esses instrumentos sempre são ouvidos nos naipes das Orquestras e Bandas, mas a formação de grupos em que eles atuam como solistas ainda é uma novidade.

 

Metallumfonia é formado por Paulo Ronqui e Jeferson Anastácio (trompetes), Isac Emerick (trompa), Robson de Nadai (trombone) e Fransoel Decarli (trombone baixo). O repertório do grupo, formado em 2003, enfatiza a música de boa qualidade, seja ela de compositores brasileiros ou estrangeiros, de todos os períodos musicais, uma vez que a música transcende o tempo e as nações.

 

Além de curador e comentarista do Clássicos em Cena, Parcival Módolo é regente e professor com carreira internacional. Com mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles, foi Maestro Titular e Maestro titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie, em São Paulo, atua regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior. Foi nomeado em 2006 Maestro Honorário Permanente da Orquestra Sinfônica Jovem Nacional do Peru e recebeu o mesmo título da Orquestra Nacional de Cuba em Havana, em 2010.

 

Clássicos em Cena

Criado em 2000 pelo maestro Parcival Módolo e pelo produtor cultural e fundador da Direção Cultura, Antoine Kolokathis, o projeto “Clássicos em Cena” tem objetivo de difundir a música clássica instrumental e já passou por mais de 15 cidades.

Sediada em Campinas, desde 1999 a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, os projetos do grupo – que inclui também a empresa Kalithéa, em São Paulo – alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

 

Fundação Romi e Romi S.A

A temporada 2023 do projeto Clássicos em Cena em Santa Bárbara d’Oeste tem apoio da Fundação Romi, sede das apresentações, e é um patrocínio da Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Fundada em 1930 como uma oficina de reparo de automóveis, a Romi S.A conta com 11 unidades fabris no Brasil e mais 02 na Alemanha, e fornece produtos e serviços no mercado nacional e internacional para os mais variados setores da indústria, como aeronáutica, defesa, fabricantes e fornecedoras da cadeia automobilística, bens de consumo em geral, máquinas e implementos agrícolas e máquinas e equipamentos industriais. A empresa é a mantenedora da Fundação Romi, fundada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, com a missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura.

Serviço:

Ministério da Cultura e Romi S.A. apresentam:

Clássicos em Cena em Santa Bárbara d’Oeste

Com grupo convidado: Metallumfonia

Data: 17/03 (sexta-feira)

Horário: 20h

Entrada Franca

Local: Estação Cultural da Fundação Romi – Av. Tiradentes, 2 – Centro – Santa Bárbara d’Oeste

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!