Fundação Romi de Portas Abertas receberá a comunidade no próximo sábado

  • Instituição estará aberta das 8h às 12h para que os interessados conheçam a metodologia e a infraestrutura da entidade

 

  • Período de matrículas para o ano letivo de 2015 começa no dia 1º de setembro

 

No próximo sábado, 16 de agosto, a Fundação Romi, localizada em Santa Bárbara d´Oeste, estará de portas abertas para receber toda comunidade interessada em conhecer as atividades e a infraestrutura da instituição. Entre às 8h e às 12h, os profissionais da entidade e os alunos do Núcleo de Educação Integrada (NEI) irão recepcionar os visitantes e explicar como funciona a metodologia utilizada nas escolas da Fundação Romi. O Coral da instituição, formado por alunos, também se apresentará na ocasião.

 

Os participantes irão conhecer o método pedagógico do NEI, voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades para estudantes do 5º ao 9º ano. Durante a visita, os próprios alunos irão explicar e demonstrar aos visitantes como funciona essa metodologia pioneira e inovadora, na qual o trabalho é desenvolvido em grupos e os participantes resolvem desafios criados pelos orientadores do Núcleo nas diferentes áreas do conhecimento. “Será uma oportunidade para que todos entendam porque somos apaixonados por educação e cultura. Além de ser uma chance para que os interessados conheçam a nossa proposta e tirem eventuais dúvidas”, explica a Coordenadora Pedagógica da Fundação Romi, Luciana Bueno Bruscagin.

 

“Depois de 21 anos operando um projeto educacional em contra turno, com grande sucesso e resultados, ampla aprovação nos vestibulinhos das melhores escolas técnicas da região e reais transformações de vida, o Núcleo de Educação Integrada passou a ser escola regular, integral, a partir de 2014. A comunidade já nos conhece por nossos frutos, mas queremos compartilhar nossos métodos: uma educação diferenciada desde a idade infantil, já que a instituição também conta com uma escola em parceria com a Prefeitura para crianças de 3 a 5 anos, o CEDIN, Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil, na qual, seguindo a pedagogia adotada no NEI o aluno é o protagonista. Acreditamos que a educação faz parte da formação integral do ser humano e a escola tem a função de ensinar a viver, e não de acumular conhecimentos. Será um prazer receber a todos”, afirma a superintendente da entidade, Márcia Ameriot.

 

O período de matrículas para o ano letivo de 2015 começa no dia 1º de setembro.

 

Educação Integrada

 

A partir desde ano, os projetos de educação integrada da instituição, NEI e Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), que antes atendiam alunos da rede pública de Santa Bárbara d´Oeste em contra turno, passaram a ser escolas de educação regular em tempo integral.

 

Criado há 21 anos, o NEI é uma iniciativa de Educação Integrada que deu certo e vai muito além do período que o aluno permanece na escola. “O NEI não se atém, apenas, a conteúdos curriculares, mas, principalmente, ao desenvolvimento de atitudes e comportamentos solidários e responsáveis, além de habilitá-los na busca de uma aprendizagem contínua”, afirma a superintendente, Márcia Ameriot.

 

O corpo de professores do NEI e do CEDIN, composto por 31 profissionais multidisciplinares, cria o próprio material, não há o uso de apostilas. De acordo com Márcia, essa prática motiva e desafia os docentes, além de produzir um conteúdo rico e personalizado. “Cada professor cria seu material de apoio e pensa em conjunto com seus pares, nos desafios e na interdisciplinaridade do conteúdo a ser apreendido pelo aluno”.

Fundação Romi

 

Só no ano passado, a Fundação Romi beneficiou diretamente 37.732 pessoas com seus projetos e programas. Atualmente, as atividades da instituição abrangem a Estação Cultural, um espaço multicultural resultado da revitalização da antiga estação ferroviária da cidade, que oferece programação cultural de qualidade e gratuita para toda a comunidade, as escolas de educação regular em tempo integral Núcleo de Educação Integrada (NEI), para alunos do 6ª ao 9º ano, Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), para crianças de quatro e cinco anos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d´Oeste, além do Centro de Documentação Histórica (CEDOC), com atividades de Educação Patrimonial, espaço expositivo permanente e acervo com documentos da história do município.

 

A Fundação Romi está localizada na Avenida Monte Castelo, 1095 – Jd. Primavera, em Santa Bárbara d´Oeste. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3499-1555.

 

Comentários

Notícias relacionadas