FRANCAL 2017: Maior feira de calçados do País começa neste domingo (2), em São Paulo

Feira do Verão Brasileiro antecipa as novidades em modelos, cores, estampas e materiais que começam a chegar às lojas já em agosto.

Evento é aposta da indústria e varejo de calçados para confirmar a retomada dos negócios registrada no início do ano.

 

A Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, abre suas portas neste domingo, 2 de julho, e vai até quarta-feira (5), em novo local: o Expo Center Norte.

A feira reúne 500 fabricantes brasileiros de calçados e acessórios de moda, que representam em torno de 1.500 marcas. A expectativa é que a Francal confirme a retomada dos negócios que vem ocorrendo no mercado doméstico no desde o início do ano, já que a feira comercializa as coleções da temporada mais importante para o setor, a primavera-verão, que representam quase 70% do total de vendas anuais.

O evento apresenta em primeira mão para o mercado nacional as novidades em modelos, cores, estampas e materiais que serão vistos nos pés das consumidoras no próximo Verão, e que chegam às lojas já a partir de agosto.

 

ABERTURA

2 de julho (domingo), ao meio-dia – Arena Verão Francal

Para dar as boas-vindas ao mercado, a Francal optou por um formato inovador e promove um painel de debates com o tema “O Brasil que vai dar certo: cenários, oportunidades e inovações na indústria e varejo da moda em calçados e acessórios”, com moderação da jornalista Carla Vilhena.

Participantes:

Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal

Heitor Klein, presidente da Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados

Marcone Tavares, presidente da ABLAC – Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados

Jorge Bischoff, designer e empresário das marcas Jorge Bischoff e Loucos e Santos

Camila Klein, designer e empresária da grife que leva seu nome

Ricardo Chamberlain Alarcon, diretor Comercial da Grendene

 

DESFILE DE ABERTURA e PAINEL VOGUE

Dias 3 de julho (2ª feira), às 11h30 – Arena Verão Francal

Na passarela, serão apresentados os produtos icônicos das marcas expositoras, com curadoria da equipe de estilo da revista Vogue. A diretora de redação, Silvia Rogar, a diretora de estilo, Donata Meirelles, e a dupla de stylists, Alexandra Benenti e Fabiana Leite, comentam as escolhas de Vogue revelando as tendências e os novos desejos de consumo que farão dos calçados e bolsas os must-to-have do verão brasileiro em 2018.

Ao longo da Francal 2017, serão realizados outros desfiles:

Dia 3: às 15h

Dia 4: às 11h30 e 15h

Dia 5: às 13h (Desfile de Encerramento)

 

EXPOSIÇÃO DO PAPEL AO SAPATO

Todos os dias – Hall de Credenciamento

Arte, moda e sapatos estão reunidos na exposição inédita “Do papel ao sapato”, assinada pelo artista, arquiteto e designer industrial chileno Enrique Rodríguez, em parceria com a empresa italiana de papéis artísticos FAVINI. Para o evento, Rodríguez produziu 16 obras, nas quais faz uma releitura de seu trabalho e traz conceitos artísticos que marcaram sua carreira. O designer é autor da técnica Arquitetura de Papel, em que superpõe estruturas tridimensionais de papel em diferentes medidas, criando jogos cenográficos de luzes e sombras por meio do recorte de formas orgânicas e geométricas

 

FÓRUM FRANCAL, COM WALTER RODRIGUES

Dia 2 (domingo), às 15h – Arena Verão Francal

O designer e consultor de moda Walter Rodrigues apresenta a “Conexão Varejo + Verão 2018”, em que confirma as propostas para a temporada primavera-verão 2018 em termos de conceitos, materiais e cores de calçados e acessórios. A apresentação serve como “guia” para orientar no processo de decisão de compra durante a feira.

 

FRANCAL TALKS

Todos os dias – Palcos Girassol e Tulipa

Palestras rápidas (em torno de 20 minutos) tratam dos assuntos que mais interessam ao varejo e profissionais de moda. Os convidados são badalados influenciadores, profissionais de moda e do varejo. Entre os temas estão lifestyle, comportamento de compra, inovação, marketing, branding, celebridades, o hype dos tênis e muito mais.

 

COQUETEL DE PREMIAÇÃO DO PRÊMIO FRANCAL TOP DE ESTILISMO

2 de julho (domingo), às 18h – Arena Verão Francal

Durante o encontro, será revelada a classificação dos três vencedores de cada categoria (Calçado Feminino, Calçado Masculino e Bolsa). Eles sobem ao palco para receber troféu e prêmio em dinheiro relativos à classificação. Em seguida, os vencedores que estiverem presentes à cerimônia concorrem na hora, por sorteio, a uma bolsa de estudos no Curso de Extensão One Year – Creative Course, Shoes & Bags – Design and Business oferecida pelo IED.

A cerimônia contará com a presença de fabricantes, estilistas, lojistas e outros profissionais ligados à cadeia do calçado e acessórios de moda.

 

LANÇAMENTO DA NOVA IDENTIDADE VISUAL DA IP FRANCA

SINDIFRANCA E SEBRAE

3 de julho (2ª feira), às 9h30 – Sala de Eventos (Estande Francal – Rua B)

O Sindicato da Indústria de Calçados de Franca e o SEBRAE realizam café da manhã com autoridades, empresários e jornalistas para apresentar o novo logotipo da Indicação de Procedência (IP) de Franca e estudo de branding que apontará os caminhos futuros do projeto.

 

COLETIVA DE IMPRENSA ABICALÇADOS

3 de julho, (2ª feira), às 13h – Sala de Eventos (Estande Francal – Rua B)

Durante a Francal, a Associação Brasileira da Indústria de Calçados realiza coletiva de imprensa em que traça um panorama da indústria calçadista no primeiro semestre e perspectivas para o ano. O encontro com a imprensa marca também o lançamento da segunda edição do Relatório Setorial Indústria de Calçados, com dados do setor calçadista brasileiro, comparativos e análises de especialistas.

 

O IMPACTO DA REFORMA TRABALHISTA NA INDÚSTRIA E VAREJO DE CALÇADOS – PALESTRA ABLAC

3 de julho, (2ª feira), às 16h – Arena Verão Francal

Mesmo com a ampla divulgação na imprensa, o projeto de Reforma Trabalhista ainda gera dúvidas entre os dirigentes de empresas, inclusive do varejo de calçados. A Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (ABLAC) promove palestra de Alessandro Medeiros de Lemos, diretor jurídico da Associação Comercial de Maceió/AL, para explicar as mudanças que a reforma vai provocar nas relações do varejo com seus profissionais.

 

TALK SHOE ABICALÇADOS

Dias 3 e 4 (2ª e 3ª feira), das 13h às 15h – Palco Tulipa

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) promove seu tradicional ciclo de palestras rápidas que, nesta edição, traz temas como branding, internacionalização e cocriação.

 

MERCADO

 

A expectativa é que a feira confirme a retomada dos negócios que vem ocorrendo no mercado doméstico no desde o início do ano, já que a feira comercializa as coleções de primavera-verão, que representam quase 70% do total de vendas do setor.

MERCADO INTERNO

Segundo a Abicalçados (citando dados do IBGE), as vendas internas de calçados e vestuário aumentaram 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Mais uma vez, a Francal promove Caravanas de Lojistas, subsidiadas pela feira e organizadas em parceria com associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas. O transporte, gratuito, é feito por ônibus fretados, com saída e chegada à cidade de origem no mesmo dia. Até o momento, estão confirmadas Caravanas de 16 cidades de SP e MG.

Clube de Vantagens Francal: Nesta edição, a Francal intensifica a conexão dos seus milhares de visitantes lojistas com a cidade de São Paulo. Um dos produtos do Clube de Vantagens Francal é um guia com opções selecionadas da boa gastronomia paulistana operando no sistema “dois-em-um”: o portador do guia paga pelo prato, mas seu acompanhante, não. O guia, com edição limitada, será distribuído exclusivamente para os lojistas no quiosque “Clube de Vantagens Francal”. As demais vantagens do Clube são estendidas a todos os expositores e visitantes em geral, como desconto oferecido pela Movida Rent a Car e Fogo de Chão Center Norte, condições especiais de hospedagem e descontos oferecidos pela transportadora oficial LATAM Airlines.

 

MERCADO EXTERNO

A expectativa é que a feira receba entre 1.500 e 2.000 importadores no geral. A Francal está trazendo 50 importadores convidados de 17 países, com ênfase nos países árabes e da América Latina: Arábia Saudita, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Kuwait, Líbia, Paquistão, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Puerto Rico, República Dominicana e Emirados Árabes Unidos. E a Abicalçados, por meio do Projeto Comprador VIP, outras 3 empresas importadoras de 2 países: Colômbia e Rússia.

Segundo a entidade, em maio as exportações de calçados surpreenderam positivamente: mais de 9,5 milhões de pares e US$ 103 milhões em faturamento, números superiores tanto em volume (13,6%) quanto em receita (44%) na relação com igual mês do ano passado.

No acumulado de janeiro a maio, o setor exportou 49 milhões de pares embarcados e US$ 441,4 milhões em faturamento, números superiores em 1,1% e 20%, respectivamente, na comparação com mesmo período de 2016.

 

  1. MODA VERÃO

 

Cores intensas, texturas e estampas marcantes. Estes são os conceitos da moda primavera-verão 2017-2018 que a Francal 2017 apresenta em primeira mão nas coleções desenvolvidas pelos fabricantes brasileiros.

CALÇADOS FEMININOS:

Desde o tênis muito colorido, passando pela simplicidade da slide – já não mais tão minimalista, porque ganha pedrarias – até chegar às plataformas e sandálias esportivas repletas de força e informação, os calçados e bolsas formam um mix pulsante e expressivo na estação quente:

Plataforma: As plataformas aparecem tanto nos modelos retos como nos de salto. O cabedal pode variar de um design todo coberto até looks com duas ou três tiras mais grossas. Tiras traseiras no calcanhar com fechos de fivelas oferecem um apelo mais comercial, e existem também os modelos sem traseira. Os materiais podem ser estampados ou lisos. Os blocos de cores também estão em alta.

Sandália Esportiva: As sandálias esportivas aparecem com misturas de neoprene, couro, elásticos e velcros. Podem ter saltos altos com plataformas ou na versão flatform. As tiras presas no tornozelo e as partes frontais com tiras largas são essenciais. As faixas elásticas cruzadas acrescentam um elemento atlético.

Mule/Babuche: A mule sem salto é importante nesta temporada e se apresenta como uma opção informal de vestir. Os cabedais com combinações de metal, pedras, brocados ou camurças se mostram inovadores.

Chinelo Sofisticado: Os chinelos de uma só tira, também conhecidos como slide aparecem coloridíssimos, com adornos exagerados de franjas, ráfia, pérolas e muitas pedras. A sola pode ser bem rasa ou no estilo flatform baixa.

Sneaker: O tênis continua sendo o companheiro de todas as horas. Baseados na estética retrô, os esportivos se apropriaram de novos materiais e se apresentam dentro de um perfil altamente tecnológico, embora estejam acoplados ao universo fashion. As releituras aparecem em diversas formas, incluindo cabedais em blocos de cores brilhantes, contrastando com camurças. Os modelos podem ser com ou sem cadarço no estilo loafer.

BOLSAS

Da mesma forma que nos calçados, nos acessórios a intensidade das cores se alia ao conforto, à praticidade, ao despojamento e à modernidade. Elas aparecem redesenhadas e com novas proporções, mais práticas e com muitas alças divertidas.

Ombro: A Bolsa de Ombro do verão tem tamanho mediano, os cantos quadrados ou levemente arredondados. Pode vir acompanhada de duas alças, sendo uma ?na e outra extralarga. Estas alças exageradas são o ponto alto da estação e se apresentam intensamente enfeitadas. Couros lisos, gravados ou texturizados, tecidos brocados, estampados ou esportivos são os materiais em destaque para esta bolsa.

Sela: A bolsa Sela continua sendo um modelo-chave. Normalmente, tem sua tampa longa, e agora chega repaginada com a introdução da alça de mão. Pode ser também usada no ombro, transversal ou cintura, pois tem alças ajustáveis. Os materiais são diversos, tais como couro texturizado, couro com estampas exóticas ou camurças.

Boxy Clutch: A Boxy Clutch é uma bolsa rígida e pequena, forte tendência desta estação. Com o feitio de caixinha, tem seus cantos bem marcados. Em cores intensas e nobres, se apresenta em couros exóticos como a estampa de crocodilo ou cobra. Pode ser vista também coberta em pedras, bordados, metálicos, resinas ou tachas. Outro ponto novo destas lindas caixinhas são as alças que podem ser de mão ou de punho.

Belt Bag:Também conhecida no Brasil como bolsa pochete. Para a estacão mais quente do ano, os designers apresentam a bolsa de cintura como um artigo novo e funcional conectado com a forma que compõe com o fashion street contemporâneo. Aparecem em silhuetas e materiais desportivos ou couros flexíveis que abraçam a cintura. Estas bolsas podem ser miúdas ou também volumosas quando estão conectadas com a tendência oversized.

Shopping Bag: A Shopping Bag deste verão tem forma quadrada e alças ?nas e curtas. Os materiais como o couro ?no, couro estampado ou texturizado, neoprene ou nylon, com alças em couro, tornam estas sacolas divertidas, esportivas e companheiras para os dias longos.

ESPAÇO NOVOS TALENTOS

Iniciativa da Francal para dar visibilidade a designers em início de trajetória e seus produtos carregados de originalidade, inovação, diversidade e frescor fashion. Marcas participantes: Estela Brugnolli, Palomita, Dri Carneiro, DIWO e A-aurora.

DESIGN BRASIL

Área para grifes que têm na exclusividade seu maior diferencial. São calçados e acessórios produzido em pequena escala e voltados para o público seleto de pontos de venda especiais. Marcas participantes: Luccheto, It Bag, Luciano Pinheiro e Isla Bolsas.

 

FRANCAL 2017 – 49ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios

De 2 a 5 de julho, das 10h às 20h (dia 5, das 10h às 17h)

Novo local: Expo Center Norte, São Paulo

Promoção/Organização: Francal Feiras

Apoio Institucional: ABICALÇADOS – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, ABLAC – Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados, ABIACAV – Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artefatos de Viagem e SINDIFRANCA – Sindicato da Indústria de Calçados de Franca

Informações: (11) 2226-3100 / www.francal.com.br

Instagram: @francal / Twitter: @feirafrancal / Facebook: feirafrancal / Google+: Feira Francal

ENTRADA GRATUITA E RESTRITA AOS PROFISSIONAIS DO SETOR.  PROIBIDA A ENTRADA DE MENORES DE 14 ANOS, MESMO ACOMPANHADOS.

 

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