fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

FPJudo abre calendário da modalidade com a sexta edição da Copa São Paulo


Primeira etapa da competição reuniu cerca de três mil atletas de todo o país no Ginásio do Ibirapuera.

Com o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou no último fim de semana, dias 19 e 20 de março, no Ginásio do Ibirapuera, a primeira etapa da 6ª Copa São Paulo de Judô, evento que abre oficialmente o calendário esportivo da modalidade no Estado. Foram realizadas as disputas das classes Sub 11, Sub 13, Sub 15, Sub 18, Sub 21 e Sênior. A disputa contou com cerca de três mil judocas de 17 Federações (Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraíba, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas, Bahia, Santa Catarina, Maranhão, Rondônia, Piauí, Pará, Rio Grande do Norte e Roraima) e os campeões de cada categoria garantiram vaga na final do Campeonato Paulista de Judô.

A segunda etapa será realizada nos dias 2 e 3 de abril no Ginásio Poliesportivo Municipal Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo, onde serão disputadas as competições de shiai da classe Máster, Aspirante, “Judô Para Todos” e katas: nage-no-kata, katame-no-kata, ju-no-kata, kime-no-kata e kodokan goshin jitsu.

O grande campeão da Copa São Paulo de 2016 foi o Esporte Clube Pinheiros. Em segundo ficou o São João Tênis Clube/APAJA, seguido por Hebraica, SESI e Associação de Judô de Araçatuba. Completam a lista dos dez primeiros colocados, Associação Namie, Associação de Judô de Bastos, Associação Marcos Mercadante, Grêmio Náutico União (RS) e Academia de Judô Pissara.

A competição contou com a participação de diversos atletas da seleção, entre eles os campeões Gabriela Chibana (48kg), Mariana Silva (63kg) e Phelipe Pelim (60kg). Os resultados individuais podem ser conferidos no arquivo ao final do texto.

Cerimônia de abertura – A cerimônia de abertura contou coma presença de autoridades esportivas e políticas, como Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo; Francisco de Carvalho, vice-presidente da CBJ; Jean Madeira, secretário estadual de Esportes; Alessandro Puglia, presidente da FPJ; e Takahiro Nakamae, cônsul Geral do Japão em São Paulo.

 

“Lembro a todos que este é o maior evento do judô pan-americano e sua realização é fruto do trabalho que é desenvolvido por todos os professores de judô no Estado de São Paulo. Fazemos um agradecimento especial a todos os professores e técnicos de outros estados que desenvolveram esforços para inscrever e trazer seus atletas nesta competição”, disse Alessandro Puglia.

Vários medalhistas olímpicos compareceram ao evento, entre eles Chiaki Ishii, bronze nos Jogos de Munique 1972; Rogério Sampaio, ouro em Barcelona 1992; Douglas Vieira, prata em Los Angeles 1984; Carlos Honorato, prata em Sydney 2000; e Henrique Guimarães, bronze em Atlanta 1996. Os ex-atletas da seleção brasileira Soraya André e Edelmar Branco Zanol também compareceram ao certame.

 

Fonte: CBJ

Comentários

Dennis Moraes