FPF retoma projeto e torcedor troca garrafas por ingresso no Paulistão

O presidente do Marília, Ednaldo de Souza Costa, ao lado da responsável pela cooperativa local
que recebeu as 6 mil garrafas na última sexta-feira e do empresário Edvaldo Ferraz
(Foto: Divulgação)
Em 2013, promoção arrecadou mais de 80 mil garrafas em dez jogos do Campeonato Paulista

Preocupada com o meio ambiente e a sustentabilidade, a Federação Paulista de Futebol retoma nesta temporada o projeto que propõe a troca de garrafas pet por ingressos em jogos do Paulistão Itaipava 2015 – Série A1. A cada jogo, 3 mil ingressos estarão reservados para a troca por garrafas recicláveis e que descartadas de qualquer maneira, são grandes responsáveis pela poluição que assola o Planeta Terra.

Por isso, o ‘Projeto Futebol Paulista Sustentável’ trabalha com os quatro pilares da sustentabilidade – o ecologicamente correto, o economicamente viável, o socialmente justo e o culturalmente diverso –, que estão consolidados desde a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro. Já nesta primeira iniciativa, a FPF contribui efetivamente para o meio ambiente, pois cada uma das garrafas de Politereftalato de etileno (pet) pode permanecer na natureza por 800 anos até que haja sua decomposição total.

Na primeira edição da promoção, em 2013, foram arrecadadas 86 mil garrafas em dez jogos no interior do estado e na capital paulista. “Este projeto do futebol sustentável da Federação Paulista de Futebol é mais um gol de placa idealizado pelo presidente Marco Polo Del Nero, em 2013, onde fizemos dez jogos e tivemos reconhecimento do público, da imprensa, das secretarias de meio ambiente e também de órgãos internacionais”, afirmou Edvaldo Ferraz, empresário parceiro da FPF e responsável pela realização da promoção.

A primeira partida desta nova sequência de jogos em que o torcedor poderá trocar ingressos pelas garrafas aconteceu na sexta-feira, 6 de março, na cidade de Marília, quando o time da casa enfrentou o XV  de Piracicaba, pela oitava rodada do Paulistão Itaipava 2015 – Série A1. O empate por 1 a 1 teve 4.313 torcedores, sendo que 3 mil deles adquiriram ingresso na promoção, o que totaliza 6 mil garrafas que foram doadas para cooperativas locais.

Ferraz elenca as prioridades da FPF com a promoção. “Esse projeto tem três pilares importantes: o primeiro é a intenção da Federação Paulista de Futebol em aumentar a sua média de público; o segundo é gerar receita para os clubes; e o terceiro é a preocupação de colaborar com o meio ambiente e a colaboração de tirar esses resíduos sólidos”, afirmou.

O empresário destaca ainda a importância da participação dos torcedores para que a ideia dê certo. “O torcedor de maneira geral é inteligente, pois ele tem a sensibilidade de saber que está ajudando o seu clube e a sustentabilidade e isso nos deixa muito feliz. A federação por ser idealizadora do projeto e eu da E&L Marketing Esportivo estarmos realizando toda essa organização de logística. Estamos todos felizes pela pronta resposta dos torcedores que entenderam a importância desse projeto”, concluiu Edvaldo Ferraz.

Além deste confronto entre Marília e XV de Piracicaba, outras 15 partidas do Paulistão Itaipava 2015 – Série A1 serão contempladas com a promoção.

São elas:

10 de março

XV de Piracicaba x Portuguesa – Piracicaba – 19h30
Rio Claro x Red Bull Brasil – Rio Claro – 19h30
Penapolense x Linense – Penápolis – 19h30

11 de março

Capivariano x Botafogo – Capivari – 19h30

14 de março

Linense x Bragantino – Lins – 18h30

17 de março

São Bento x Mogi Mirim – Sorocaba – 19h30

21 de março

XV de Piracicaba x São Bento – Piracicaba – 18h30

24 de março

Rio Claro x XV de Piracicaba – Rio Claro – 19h30

25 de março

Audax x Capivariano – Osasco – 19h30

28 de março

Ituano x Portuguesa – Itu – 16h
Capivariano x Rio Claro – Capivari – 18h30

05 de abril

São Bento x Capivariano – Sorocaba – a definir
Linense x São Bernardo – Lins – a definir
Marília x Ituano – Marília – a definir
Audax x XV de Piracicaba – a definir

FPF

Comentários

Notícias relacionadas