19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Fotógrafo premiado Ricardo Martins participa de bate papo com alunos do NEI

Compartilhe essa notícia!

Com a proposta em realizar uma viagem dentro da natureza e explorá-la, através de sua experiência com registros fotográficos, o fotógrafo e jornalista Ricardo Martins esteve no Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi na última sexta-feira, dia 08 de novembro, e realizou a palestra “A Caçada do Bem” para os alunos dos 6ºs e 7ºs anos.

A proposta do fotógrafo foi apresentar seu trabalho, com foco principal em registros de natureza e animais, com direito a encenação e camuflagem. “Ao mesmo tempo que é uma aventura através da fotografia, eles aprendem sobre os animais. Falo o que cada bicho faz, do que se alimenta. É uma conversa que vai além da fotografia, é de aprendizado”, conta Ricardo Martins.

Durante mais de uma hora, os alunos foram inseridos numa mata, em contato com os mais variados animais, através das fotos. Muitas questões foram levantadas, principalmente curiosidades em saber e conhecer mais sobre os bichos e também a carreira e história de Ricardo Martins.  “A resposta que tive foi excelente. Eu tinha planejado uma palestra e ela foi totalmente diferente do que planejei. Quando acontece isso eu acho ótimo! O interesse deles foi muito grande. Acho que nunca tive uma plateia com tantas perguntas. Eu adorei! ”, fala o fotógrafo.

O contato de Ricardo Martins com Santa Bárbara d’Oeste e Fundação Romi começou na pré-produção do livro “Santa Bárbara 200 anos”, lançado em dezembro de 2018. O profissional foi o responsável pelo contexto estético do livro, e trabalhou em parceria com o autor José Pedro Martins na reedição que conta a história de Santa Bárbara d’Oeste. “Tenho algumas aventuras em minha carreira, e Santa Bárbara faz parte delas. Cheguei para fotografar a cidade, e confesso que me surpreendi positivamente, por ser um município bonito. Rendeu belas fotos, e o resultado foi bacana”, relatou Ricardo Martins para os alunos ao ser questionado sobre o trabalho desenvolvido no livro.

Ricardo Martins é fotógrafo e jornalista de formação, se dedica a fotografia de natureza, animais e cultura desde 2002. Fundador da editora KONGO, autor e editor de 7 livros de fotografia, entre elas as premiadas obras “A Riqueza de Um Vale” (KONGO, 2011) que recebeu o Prêmio Jabuti na categoria de melhor fotografia, e “O MOSAICO” (KONGO, 2012) indicado como melhor capa de livro em 2013 também pelo Prêmio Jabuti. Segundo ele, uma das intenções é mostrar emoção, a beleza e as expressões dos diferentes animais e das paisagens fotografadas. Martins já realizou diversos trabalhos e exposições fotográficas pelo Brasil e no mundo, e é um dos colaboradores da National Geographic Brasil.

Sobre o Núcleo de Educação Integrada

O Núcleo de Educação Integrada é uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio cujo sistema de ensino, por meio de desafios e vivências laboratoriais, faz do aluno agente ativo de sua formação. Baseado na resolução de problemas (PBL) e tendo por essência a valorização do lúdico, o desenvolvimento da autonomia e o estímulo às competências socioemocionais, a metodologia ativa do NEI salvaguarda cada idade e fase da aprendizagem. Sua proposta pedagógica atende as exigências curriculares previstas pelo Ministério da Educação e se amplia à medida que as Áreas do Conhecimento se integram e resignificam o saber. Através de uma tecnologia problematizadora, crianças, adolescentes e jovens são instigados a pesquisar e a resolver problemas, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias aos desafios contemporâneos, à autonomia e às relações interpessoais. O Núcleo de Educação Integrada fica à Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!