SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Fórmula E: Fatos e números da rodada dupla do E-Prix de Xangai

Fórmula E/Divulgação E-Prix de Xangai de 2024

Compartilhe essa notícia!

Pilotos separados por 0,3 segundo, nomes da casa e recorde de vantagem marcam Fórmula E na China

 

Oliver Rowland detém a maior vantagem no campeonato da história da Fórmula E – 77 pontos. A maior diferença na Temporada 10 foi justamente no E-Prix de Xangai, quando Nick Cassidy liderou por 25 pontos. 

– Mitch Evans venceu a primeira corrida em Xangai na última volta, ultrapassando Wehrlein na curva 1 – a única ultrapassagem para a vitória, na volta final, na história da Jaguar TCS Racing. 

– Dois pilotos chineses correram na história da Fórmula E: Ho Ping Tung (China Racing e Jaguar) e Ma Qing Hua (Team Aguri). 

– Nas duas corridas da temporada passada, houve 17 mudanças de liderança, e oito pilotos diferentes lideraram uma volta. 

– Jake Hughes conquistou a pole por apenas 0,001 segundo no último ano, igualando a menor margem de todos os tempos (primeira corrida de Berlim, Temporada 3). 

– As voltas mais rápidas do fim de semana para as 11 equipes foram separadas por apenas 0,315 segundo no ano passado. 

– Com cinco disputas de E-Prix na China, o brasileiro Lucas di Grassi foi quem mais pontuou (44 pontos), à frente de Jean-Éric Vergne (43) e da António Félix da Costa (40). 

– A rodada dupla de Xangai será a primeira a ocorrer em dois meses diferentes, com a primeira corrida ocorrendo em 31 de maio e a segunda, em 1º de junho. 

– Na primeira corrida da temporada passada, Nick Cassidy conquistou seu quinto pódio consecutivo – um dos quatro pilotos a ter cinco pódios consecutivos. 

– Também na primeira corrida, Sam Bird foi da 19ª posição no grid para a 11ª na primeira volta, ganhando oito posições. Nenhum outro piloto conseguiu ganhar mais de oito posições em qualquer volta 1 na temporada passada. 

– A primeira corrida em Xangai na temporada passada foi a primeira de três vitórias consecutivas de António Félix da Costa na Fórmula E – ele se tornaria o primeiro piloto a conquistar uma trinca de vitórias duas vezes. 

– Na segunda corrida da temporada passada, Norman Nato conquistou o terceiro lugar – seu único pódio da temporada. Cada um dos três pódios de Nato na Fórmula E foi por uma equipe diferente. 

– Na mesma segunda corrida, Jake Hughes também conquistou seu primeiro pódio na Fórmula E, após sua 27ª largada. 

– A rodada dupla de Xangai foi a única da temporada passada em que nenhum piloto conseguiu subir ao pódio nas duas corridas. 

– Na temporada passada, os pilotos da Andretti conquistaram a volta mais rápida em ambas as corridas em Xangai – uma das seis voltas mais rápidas que conquistaram na temporada 10. 

– Sacha Fenestraz (primeira corrida) e Robin Frijns (segunda corrida) conseguiram ganhar 11 posições – recorde para uma única corrida na China. 

– Os pilotos que largam em terceiro e oitavo no grid sempre terminaram nos pontos na China. 

– O pole position venceu apenas uma vez na China, mas em todas as cinco corridas no país o vencedor veio das três primeiras posições do grid

Programação e onde assistir ao E-Prix de Xangai de 2025
O E-Prix Hankook de Xangai de 2025 começa na sexta-feira, 30 de maio, com o Treino Livre 1 às 05h00 de Brasília (16h00, horário local), com o Treino Livre 2 às 21h00 de Brasília (08h00 de sábado, no horário local).  

A Classificação começa às 23h20 da sexta-feira, horário de Brasília (10h20 do sábado, horário local). 

O apagamento das luzes para a largada da Etapa 10 ocorre na madrugada do sábado, 31 de maio, às 04h05 (15h05, horário local). 

A Etapa 11 segue cronograma semelhante: Treino Livre 3 às 21h00 de Brasília do sábado, 31 de maio (08h00 de domingo, no horário local), seguido pela Classificação às 23h20 de Brasília (10h20 de domingo, horário local), com a Corrida às 04h05 de Brasília no domingo, 1º de junho (15h05, horário local). 

Para o Brasil, a transmissão fica a cargo da Band (https://www.band.com.br/) na televisão, com o Grande Prêmio (https://www.grandepremio.com.br/) pelo YouTube. 

FIM DO COMUNICADO 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!