Total de fãs da série 100% elétrica atingiu 422 milhões em todo o mundo, ao fim da Temporada 11, alta de 13% em relação à Temporada 10
O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E concluiu sua emocionante Temporada 11 (2024/25), superando todos os recordes de audiência de TV acumulada, total de fãs ao redor do mundo e engajamento digital.
O total de fãs da Fórmula E cresceu significativamente, atingindo 422 milhões em todo o mundo no final da Temporada 11, um aumento de 13% em relação à Temporada 10. Este aumento faz parte de uma tendência cumulativa mais ampla, com o número de fãs crescendo impressionantes 38% (117 milhões) desde a Temporada 8 (2021/22). O campeonato agora possui uma das torcidas mais dedicadas do automobilismo, com 58% dos fãs classificados como “altamente engajados”, representando um crescimento de 9% em relação à temporada anterior. O engajamento dos fãs é particularmente impressionante nos mercados de Estados Unidos, China, Reino Unido e Alemanha, que juntos representam quase 37% (158 milhões) do total de fãs.
Os dados apresentados são provenientes, de forma independente, da Kantar Media para audiência de TV, além da Emplifi para análise de mídias sociais. Para avaliar a expansão da base de fãs da Fórmula E, a Potentia Insight realizou pesquisa independente e abrangente, com 33.000 adultos em 16 mercados, em duas etapas. Essa abordagem metódica garante um reflexo detalhado e preciso do interesse global pela Fórmula E. Certificada pela Market Research Society, essa pesquisa segue os padrões e referências do setor, fornecendo perspectiva confiável sobre o crescente apelo do esporte.
Destaques da última análise de TV e audiência da competição:
- Audiência acumulada de TV da Fórmula E cresceu 14% em todo o mundo, atingindo recorde de 561 milhões na Temporada 11 (2024/25);
- Temporada 11 registrou audiência acumulada média de 33 milhões por corrida (alta de 16% em relação à Temporada 10);
- Cobertura relacionada a corridas da Fórmula E teve aumento de audiência anual acumulada de 41% no Reino Unido e 12% na Alemanha;
- E-Prix da Cidade do México (Etapa 2) alcançou dois novos recordes de audiência: 10,5 milhões de telespectadores na CBS para um único programa; e maior audiência para corrida única na Temporada 11, com 46 milhões de telespectadores, alta de 38% em relação à média da temporada.
Abordagem digital ousada do Campeonato continua a impulsionar crescimento monumental:
- As visualizações de vídeos tiveram enorme crescimento anual de 47%, com o conteúdo das Evo Sessions representando 42% do total de visualizações na Temporada 11;
- Total de impressões nas redes sociais na Temporada 11 aumentou 14% em comparação com a Temporada 10, ultrapassando 1,39 bilhão;
- Número de seguidores nas redes sociais aumentou 10% na Temporada 11 em relação à Temporada 10. TikTok apresentou o maior aumento (37%), se tornando a segunda plataforma mais seguida da Fórmula E;
- Conteúdo relacionado às corridas gerou 28% mais engajamento na Temporada 11 em comparação com a Temporada 10. Berlim, México e Jeddah apresentaram os maiores aumentos.
Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, afirmou:
“Os resultados da Temporada 11 são uma validação poderosa da estratégia da Fórmula E: oferecer corridas imprevisíveis, e de alcance global, no coração de cidades icônicas. Alcançar um aumento de 14% em nossa audiência global de TV para 561 milhões e aumentar nosso total de fãs já altamente engajados para mais de 422 milhões em todo o mundo é uma conquista notável.
“Estamos constantemente expandindo os limites do que o automobilismo elétrico pode ser. Nosso compromisso com a inovação e com competições emocionantes está claramente repercutindo em uma audiência global em rápida expansão. A introdução do carro GEN3 Evo, o monoposto da FIA com a aceleração mais rápida, é uma prova desse compromisso. Já estamos ansiosos por uma Temporada 12 ainda mais emocionante – nosso maior calendário até o momento –, que começará em poucos meses, à medida que continuamos a atrair novos fãs, parceiros e fabricantes ao esporte”.
E-Prix de São Paulo: ingressos à venda
Com todos os recordes batidos, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E inicia sua Temporada 12 em 6 de dezembro de 2025, nas vibrantes ruas de São Paulo. O evento deve reunir mais de 22 mil pessoas no Sambódromo do Anhembi e contar com mais de 10 horas de atrações.
Além da corrida que traz os carros 100% elétricos com aceleração de 0 a 100 km/h mais veloz que a de um F1 atual, o público poderá torcer por dois pilotos brasileiros na pista: campeão da Fórmula 2 em 2022, Felipe Drugovich fará sua estreia como piloto oficial da Andretti Formula E, enquanto o campeão da Temporada 3 da Fórmula E, Lucas di Grassi, tem contrato renovado com a equipe Lola Yamaha ABT.
O público poderá curtir ainda simuladores de corrida na Gaming Arena, experiências gastronômicas e shows ao vivo no Fan Village, incluindo a apresentação do DJ Mochakk, fenômeno brasileiro da música eletrônica internacional.
Os ingressos já chegaram ao 2° lote, com preços a partir de R$ 174,50. A venda é feita exclusivamente pela plataforma Fever (https://feverup.com/m/410878). Até 12 de outubro, famílias inteiras podem garantir uma experiência eletrizante na Fórmula E, em celebração ao Dia das Crianças.
Na compra de dois ingressos inteiros para o São Paulo E-Prix 2025, é possível incluir até dois ingressos de meia-entrada gratuitos na mesma transação. A ação é válida exclusivamente durante o período da campanha e foi criada para incentivar a participação de diferentes gerações em um dos maiores espetáculos de automobilismo e entretenimento do país.
Os fãs também podem adquirir o ingresso solidário, com desconto exclusivo mediante doação de R$ 20 ou mais para a Voz dos Oceanos, iniciativa da Família Schurmann em parceria com o PNUMA, que atua no combate à poluição plástica nos mares.
Calendário da Temporada 12
Os destaques do calendário incluem ainda novas corridas em Madri e no Autódromo Internacional de Miami, além do retorno de Berlim, Tóquio e Xangai, cada uma delas sediando fins de semana com duas corridas. Mônaco continua sendo a joia da coroa do automobilismo, também com duas corridas em um único fim de semana no icônico circuito de rua. A temporada termina mais uma vez em Londres, com a emocionante rodada dupla no Excel London, nos dias 15 e 16 de agosto de 2026, que encerrará a era dos carros GEN3 Evo da Fórmula E, antes da estreia do novo carro GEN4 no Campeonato, no final de 2026.
Calendário 2025/26 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E
Evento | Rodada | Local | Data |
Pré-Temporada | Testes
Oficiais e Teste para Mulheres |
Valência, Espanha | 27 a 31 de outubro de 2025 |
1 | 1 | São Paulo, Brasil | 6 de dezembro de 2025 |
2 | 2 | C. do México, México | 10 de janeiro de 2026 |
3 | 3 | Autódromo Int. de Miami, EUA | 31 de janeiro de 2026 |
4 | 4 e 5 | Jeddah, Arábia Saudita | 13 e 14 de fevereiro de
2026 |
5 | 6 | Madri-Jarama, Espanha | 21 de março de 2026 |
6 | 7 e 8 | Berlim, Alemanha | 2 e 3 de maio de 2026 |
7 | 9 e 10 | Monte Carlo,
Mônaco |
16 e 17 de maio 2026 |
8 | 11 | *A confirmar | 30 de maio de 2026 |
9 | 12 | * A confirmar | 20 de junho de 2026 |
10 | 13 e 14 | Xangai, China | 4 e 5 de julho de 2026 |
11 | 15 e 16 | Tóquio, Japão | 25 e 26 de julho de 2026 |
12 | 17 e 18 | Londres, Reino Unido | 15 e 16 de agosto de
2026 |
*A ser anunciado em breve
Serviço: E-Prix São Paulo – Abertura da Temporada 2025/26
Data: 6 de dezembro (sábado)
Horário: a partir das 7h da manhã
Local: Sambódromo do Anhembi, São Paulo (SP)
Classificação etária: Livre (menores de 16 acompanhados por responsável)
Ingressos: a partir de R$ 174,50 – Vendas via plataforma Fever https://feverup.com/m/410878
VEJA TAMBÉM
Aston Martin DB12 S: o novo ápice de desempenho e estilo
Fiat Fiorino completa 45 anos
Atenção: pontos de recarga de veículos eletrificados em condomínios exigem cuidados