AutoMotor Santa Bárbara d´Oeste 

Ford F-150 é a primeira da categoria com câmbio automático de 10 marchas e mostrador no estilo “LANÇAMENTO DE FOGUETE”


A Ford apresentou mais um grande avanço da picape F-150, a campeã de vendas no mercado norte-americano. Depois de introduzir a carroceria de alumínio de nível militar, ela será a primeira picape da categoria com transmissão automática de 10 velocidades, que proporciona maior aceleração e desempenho comparado às tradicionais de seis marchas. Para incrementar essa inovação, a Ford criou um mostrador no painel do tipo “contagem regressiva”, como os usados no lançamento de foguetes.

O novo câmbio de 10 marchas trabalha com o poderoso motor EcoBoost 3.5 de segunda geração, que gera o maior torque na categoria V6, com mais de 62 kgfm, superando todos os competidores a gasolina e diesel. Ele também foi projetado para funcionar junto com o sistema Auto Start-Stop, item de série da picape, com partida rápida. Esse conjunto garante maior torque desde baixa rotação até o regime de pico do motor, ideal para cargas e reboques pesados.

O desempenho da nova transmissão se deve tanto ao escalonamento otimizado e ações para redução do atrito como ao uso de três marchas overdrive, que reduzem a relação do eixo traseiro para economizar combustível em velocidade, com a maior capacidade de reboque da categoria. Um conversor de torque com engate da turbina integrado também ajuda a reduzir o peso em cerca de 1 kg.

Os seus novos algoritmos adaptativos de troca de marcha monitoram mais de uma dúzia de informações do motor, da transmissão e do motorista em tempo real para garantir a marcha certa no tempo certo e oferecer uma experiência de direção envolvente.

Para indicar a marcha que está em uso, a picape traz um mostrador no painel que é um capítulo à parte. Os seus números são dispostos em estilo “contagem regressiva”, muito sugestivo, como no lançamento de foguetes. As novidades introduzidas na linha 2017 da F-150 fazem dela a picape mais avançada do mundo.

Comentários

Leia também...