Flashmob Ler Move o Mundo


Ação acontece neste sábado, dia 26, às 14h, com o objetivo de promover a leitura.

Neste sábado, dia 26 de setembro, às 14h, haverá um Flasmob que dá gosto de participar. O objetivo é reunir gente que gosta de ler para compartilhar seu livro predileto. O mote: Ler move o mundo. A ação vai acontecer, simultaneamente, em cidades da América do Sul: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Buenos Aires, Córdoba, Montevidéu, Lima, La Paz, Bogotá, Caracas e Santiago do Chile e, claro, Santa Bárbara d´Oeste não poderia ficar de fora dessa.

Flasmob são aglomerações de pessoas, que fazem uma ação inusitada, em um local determinado. A mobilização acontece por meio das redes sociais. No Flasmob “Ler move o mundo”, a ideia é que cada participante leve um livro querido, que tenha feito diferença na vida (quem não tem?) e leia um trecho especial para outra pessoa. Quem quiser pode trocar ou oferecer o livro para um desconhecido. Vale, até mesmo, exemplares em outras línguas. 

Em Santa Bárbara d´Oeste a iniciativa é uma ação conjunta dos alunos do Núcleo de Educação Integrada e da Estação Cultural, espaço da Fundação Romi. O flashmob literário está marcado para às 14h no Armazém da Estação. Para promover o evento e chamar os amigos, vale usar as hashtags #lermoveomundo.

O flashmob Ler Move o Mundo é uma realização do Instituto Goethe – os organizadores são os 13 Goethe-Institutos na América do Sul –, em cooperação com a European Union National Institutes for Culture (EUNIC). O Flashmob tem apoio também do projeto Tem Mais Gente Lendo.

 

GOETHE-INSTITUT

O Goethe-Institut São Paulo organiza e apoia um espectro amplo de eventos culturais que apresenta a cultura alemã no estrangeiro e promove o intercâmbio entre culturas. Goethe-Institut São Paulo – Centro Cultural Brasil-Alemanha. Rua Lisboa, 974, 05413-001, São Paulo, SP. (11) 3296-7000.

 

TEM MAIS GENTE LENDO

Coletivo cultural que festeja, cultua e apoia o gesto da leitura nos espaços públicos. Apoio: CBL www.fb.com/camaradolivro e Criação Brasil www.fb.com/criacaobrasil 

 

EC

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da região. A Estação Cultural está localizada na Av. Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4830.

 

NEI

O Núcleo de Educação Integrada é fruto dos mais de 20 anos de experiência da Fundação Romi na área de Educação. Uma escola de Ensino Fundamental II cujo sistema de ensino, próprio e inovador, faz do aluno agente ativo de sua própria formação. A proposta pedagógica abrange o currículo oficial e diversas áreas do conhecimento que através da interdisciplinaridade e desafios, desenvolvem a autonomia e a capacidade de socialização de seus alunos. O NEI está localizado na Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1553.

 

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social por meio da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 37 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: Centro de Documentação Histórica (CEDOC), o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora as Indústrias Romi S.A., instituições governamentais, não governamentais e a inicia privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir números mais expressivos por meio de suas áreas de atuação, seus programas e seus projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555.

Comentários

Notícias relacionadas