Por Dennis Moraes
O fim da janela partidária em Santa Bárbara d´Oeste marca um período de intensa movimentação política, com vereadores buscando novos partidos sem receio de consequências legais. Contudo, o desenrolar dessas trocas partidárias parece indicar que nem todos os vereadores fizeram escolhas acertadas ao migrarem de legendas.
É evidente que muitos partidos estão prometendo ganhar dois ou até três vereadores, uma promessa que soa irrealista considerando que só existem 19 cadeiras disponíveis. É crucial que os estrategistas políticos façam os cálculos corretamente, pois parece que alguns partidos e líderes “antigos” não aprenderam com os erros passados.
Além disso, o clima de incerteza levou alguns vereadores da base a ficarem perdidos até o último momento, chegando até mesmo a consultar partidos da oposição para uma possível filiação de última hora. Essa dinâmica revela não apenas a volatilidade do cenário político local, mas também a busca por segurança e estabilidade por parte dos representantes eleitos.

A expectativa inicial era de uma baixa renovação no quadro político, mas as decisões de alguns vereadores podem mudar o panorama e favorecer uma renovação mais significativa. O sucesso dessa renovação dependerá, em grande medida, da dinâmica das pré-campanhas. Embora publicamente pareçam mornas, nos bastidores, a disputa já está fervendo.
É de se esperar que em breve sejam anunciados novos pré-candidatos para os cargos majoritários, o que certamente causará um grande impacto nas pesquisas de opinião e no cenário político como um todo.
Assim, o que hoje está quente, promete esquentar ainda mais nos próximos dias. Este é um momento crucial para os políticos e eleitores avaliarem as escolhas feitas durante a janela partidária e como elas podem influenciar o futuro político da cidade. O fim da janela partidária mostrará quem se organizou melhor já que as eleições de 2024 prometem ser uma das mais disputadas de todos os tempos na cidade.
Dennis Moraes é Comendador outorgado pela Câmara Brasileira de Cultura, Jornalista, Feirante e Diretor de Jornalismo do Portal SB24Horas.
VEJA TAMBÉM
Corrida e Caminhada Pernas da Alegria espera público de 6 mil em Americana (SP)
Bolsonaro condenado: e agora?
Neymar e Ivete Sangalo são as celebridades mais carismáticas do país, aponta estudo com brasileiros