Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • 2
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button

Festival Literário de São Gonçalo homenageia o poeta ativista Carlos de Assumpção

Redação 17 de novembro de 2021 4 minutes read
Compartilhe essa notícia!

O poeta é considerado um dos ícones vivos da literatura afro-brasileira

O FLISGO, em sua 3ª edição e a cidade de São Gonçalo se preparam para receber Carlos de Assumpção, que é considerado o maior poeta vivo e invisível do Brasil. O evento acontecerá entre os dias 19 e 22 de novembro, das 10 às 19h, no Conjunto Habitacional do antigo 3º BI, na Rua Dr. Porciúncula, 395 – Venda da Cruz/SG.

Homenagear essa personalidade em um festival onde a descentralização da cultura e a palavra de ordem e ter a oportunidade de reconhecer e celebrar sua vida e história, é uma honra para todos os envolvidos no projeto. Sem falar, é claro, da apresentação de fazedores de cultura da cidade que, unidos a escritores de todo o Brasil, abrilhantarão ainda mais o festival deste ano.

O ano de 2021, importante por sua representatividade ao se comemorar o centenário de Paulo Freire, por ser um marco para os preparativos iniciais para a comemoração de Darci Ribeiro, se tornou ainda mais precioso para o Festival Literário de São Gonçalo que, ainda jovem em sua terceira edição, é considerado um dos festivais mais importantes do Leste Fluminense, e apresenta, pela primeira vez, um autor homenageado. Carlos Assumpção, aos 94 anos, é um quase centenário, vivo, atuante e que apresenta um vigor contagiante.

Além disso, poder falar de literatura afro-brasileira em pleno novembro negro é uma oportunidade ímpar. Apresentar ao mundo os passos que vem de longe na luta contra o racismo, questionar a invisibilidade de um poeta tão talentoso e celebrar sua existência, resistência, história e obras, é combater de frente o racismo com todos os seus tentáculos. Afinal, Carlos de Assumpção faz parte da história da literatura brasileira e é protagonista na atual construção da poesia do século XXI.

Por ocasião do evento, o homenageado será presenteado com um busto, feito pela artista plástica da cidade, Elizabeth Salles. O busto ficará em exposição, após o evento, na sede do coletivo Afrotribo, que partilha a realização do evento com o coletivo Acesso Cultural.

Um pouco mais sobre o poeta homenageado

Assumpção é professor, advogado, poeta, escritor, e um dos decanos da literatura afro-brasileira. Paulista de 94 anos, nascido em 23 de maio de 1927, morando atualmente em Franca, São Paulo. Em 1958, ganhou o Título de Personalidade Negra, no 70° do aniversário da Abolição, pela Associação Cultural do Negro, em São Paulo. Em 1982, recebeu o Título de Personalidade do ano, em Franca. Mais adiante, em 1996, recebeu a Placa de Prata de VII semana Cornélio Pires, em Tietê.

Com seu poema PROTESTO, marcou época no qual simbolizou a ascensão e a reivindicações da intelectualidade Negra do Estado de São Paulo. Com este poema, Carlos de Assumpção ganhou o primeiro lugar no Concurso de Poesia Falada, poema este que está presente em diversas antologias em inglês, francês e alemão. Teve participação em diversas publicações do respeitado e aclamado Cadernos Negros. Foi colaborador da Revista Literária Veredas, do Suplemento Cultural Arte Agora e do Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado.

Em 1998, o professor Poeta lançou um CD intitulado Quilombo de Palavras, ao lado de outro importante intelectual afro-brasileiro, o poeta Cuti. No ano de 2019, esteve presente no documentário “Carlos de Assumpção: Protesto” e memórias e declamações foram exibidas. É membro da Academia Francana de Letras. Ainda em 2020 lançou o livro “Não pararei de gritar!”  Como um bom ativista, não para! Em 25 de fevereiro de 2021, o poeta Carlos de Assumpção recebeu o Título de Doutor “Honoris Causa”, na reunião do Conselho Universitário da UNESP. E, mesmo aos 94 anos, o professor poeta, Carlos de Assumpção, percorre algumas escolas de Franca com seu Sarau Protesto dialogando com alunos e professores, pois ele garante que não vai parar de gritar!

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Redação

See author's posts

Compartilhe essa notícia!

Post navigation

Previous: Parque Taene recebe edição gastronômica da Feira do Produtor nesta quinta
Next: Congresso da Agricultura Familiar do Estado do Pará homenageia Vivia Oliveira
  • FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco